Os impactos da globalização nas estratégias de marketing brasileiras: os desafios da comunicação frente a esse cenário Outros Idiomas

ID:
3514
Resumo:
O presente artigo analisa os fatos históricos que influenciaram as ações mercadológicas a partir da década de 1980. Há, nesse período histórico, importantes relações entre a propaganda e muitos acontecimentos nos campos sociais, culturais, econômicos e comunicacionais. Busca-se a identificação dos efeitos para a elaboração da produção das estratégias de marketing e como foram conduzidos os discursos desses trabalhos. Não se pretende questionar se esse ambiente trouxe malefícios ou benesses, mas apontar seus efeitos na comunicação e seus reflexos, em particular, na forma de divulgação de produtos, serviços ou  idéias. A década de 1980, considerada pelos economistas como a década perdida — por apresentar resultados de desenvolvimento econômico pífio no Brasil — apresentou, mesmo assim, considerável ebulição cultural e comunicacional. Esse foi o período da “maturidade” e da consolidação da aldeia global, cujo alcance de tal estágio evolutivo de interação entre povos deveu-se pela comunicação de massa, e, por que não dizer, pelo considerável suporte da propaganda. Artífices de seu tempo, os profissionais de marketing e publicidade criaram “inebriados” e inspirados (...) neste ambiente. Convencionou-se chamar esse  cenário de globalização.
Citação ABNT:
ARRAIS, D. D.Os impactos da globalização nas estratégias de marketing brasileiras: os desafios da comunicação frente a esse cenário. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 3, n. 2, art. 5, p. 235-249, 2008.
Citação APA:
Arrais, D. D.(2008). Os impactos da globalização nas estratégias de marketing brasileiras: os desafios da comunicação frente a esse cenário. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 3(2), 235-249.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3514/os-impactos-da-globalizacao-nas-estrategias-de-marketing-brasileiras--os-desafios-da-comunicacao-frente-a-esse-cenario/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português