Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil Outros Idiomas

ID:
3532
Resumo:
Neste artigo pretende-se fazer uma análise do mercado de luxo e das empresas de jóias brasileiras. O objetivo geral é analisar a atratividade do mercado externo para a internacionalização de marcas de luxo, dando ênfase para as empresas joalheiras do Brasil. Primeiramente apresenta-se o panorama nacional do mercado de luxo e de jóias brasileiras. Em seguida, abordam-se os possíveis objetivos, riscos e oportunidades que as empresas joalheiras internacionalizadas enfrentam no processo de expansão para o exterior e suas dificuldades no mercado externo. Por fim, apresentam-se algumas formas de internacionalização, particularizando o caso de internacionalização das empresas brasileiras H Stern e Talento Jóias. A metodologia utilizada no artigo é a exploratória, através de análise documental e entrevista em profundidade. Como fundamentação teórica para o artigo, foram estudados os temas luxo, exportações, internacionalização de empresas e mercado global. Os principais autores pesquisados foram: Allérès (2006), Almeida (2007), Czinkota (2001), Grande (2007), Lipovetsky e Roux (2005). Dentre as conclusões obtidas, destaca-se que as joalherias brasileiras têm uma grande vantagem perante as de outros países por poder desfrutar e utilizar os recursos da natureza brasileira, como suas preciosas pedras e gemas, por isso, torna-se mais interessante e viável inovar e conquistar o mercado externo. Além disso, a atratividade do mercado de jóias faz com que muitos empreendedores procurem abrir negócios nesse ramo e posteriormente internacionalizar-se, como é o caso da empresa H Stern.
Citação ABNT:
GASPERINI, C.; REICHELT, V. P. Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 4, n. 2, art. 6, p. 83-100, 2009.
Citação APA:
Gasperini, C., & Reichelt, V. P. (2009). Mercado de luxo: estratégias para internacionalização de empresas joalheiras do Brasil. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 4(2), 83-100.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3532/mercado-de-luxo--estrategias-para-internacionalizacao-de-empresas-joalheiras-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português