As práticas contábeis relativas à mensuração e evidenciação dos estoques em empresas industriais do Mercosul e comunidade andina estão convergentes com a norma do IASB? Outros Idiomas

ID:
35475
Resumo:
O estudo objetivou analisar a convergência das práticas contábeis no tratamento dos estoques no Mercosul e na Comunidade Andina. Analisou-se uma amostra de trinta empresas industriais, selecionadas por intencionalidade e acessibilidade. Os dados obtidos nos sítios das comissões de mercados de valores em cada país foram sumarizados em quadros descrevendo- se a mensuração e evidenciação dos estoques. Constataram-se práticas ainda muito heterogêneas, pois em alguns países a convergência é quase total à IAS 2 e, em outros, isso parece distante. Observou-se ainda, que a adoção da norma internacional relacionada aos estoques não significa a convergência na prática, havendo ainda um caminho a percorrer para que as práticas contábeis relativas aos estoques estejam completamente harmonizadas nas regiões estudadas.
Citação ABNT:
THOMAZ, J. L. P.; KRONBAUER, C. A.; LISZBINSKI, B. B. As práticas contábeis relativas à mensuração e evidenciação dos estoques em empresas industriais do Mercosul e comunidade andina estão convergentes com a norma do IASB?. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 10, n. 21, p. 51-70, 2013.
Citação APA:
Thomaz, J. L. P., Kronbauer, C. A., & Liszbinski, B. B. (2013). As práticas contábeis relativas à mensuração e evidenciação dos estoques em empresas industriais do Mercosul e comunidade andina estão convergentes com a norma do IASB?. Revista Contemporânea de Contabilidade, 10(21), 51-70.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35475/as-praticas-contabeis-relativas-a-mensuracao-e-evidenciacao-dos-estoques-em-empresas-industriais-do-mercosul-e-comunidade-andina-estao-convergentes-com-a-norma-do-iasb-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português