A gestão de pessoas como um recurso estratégico Outros Idiomas

ID:
35812
Resumo:
O texto examina as estratégias e os sistemas que devem ser considerados para se alcançar a melhor gestão de recursos humanos no setor público. Inicialmente, baseado em três modelos tradicionais de administração pública, sugere uma abordagem holística para aumentar a efetividade da gestão. Em seguida, defende a idéia de um órgão “guardião” central, que considere o princípio do mérito e que divida com os órgãos de linha a responsabilidade sobre a GRH. Mostra, ainda, a importância de institucionalizar os valores da imparcialidade, do profissionalismo e da responsividade. Ao tratar da profissionalização da GRH, ressalta a necessidade de uma política que defina como a gestão de pessoas contribuirá para o alcance de objetivos governamentais. Para isso, propõe a aplicação de um modelo integrado baseado em competências e o desenvolvimento de uma política salarial que permita a atração e retenção de talentos no setor público. Ao final, o texto apresenta os prós e contras da gestão por desempenho, bem como os desafios de um redimensionamento organizacional no serviço público.
Citação ABNT:
SOCIAIS, N. A. E.A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 3, p. 389-426, 2006.
Citação APA:
Sociais, N. A. E.(2006). A gestão de pessoas como um recurso estratégico. Revista do Serviço Público, 57(3), 389-426.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35812/a-gestao-de-pessoas-como-um-recurso-estrategico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português