As trajetórias do planejamento governamental no Brasil: meio século de experiências na administração pública Outros Idiomas

ID:
35858
Resumo:
Este artigo tem como objetivo analisar o papel do Estado na formulação do planejamento no Brasil a partir dos anos 30, período que deu origem às primeiras iniciativas de planejamento, até os anos 80, momento em que se inicia a decadência do planejamento governamental no país. Optou-se por uma retrospectiva histórica que levantasse os principais aspectos inerentes ao planejamento como instrumento do desenvolvimento econômico deste período, verificando as principais mudanças ocorridas na sociedade. O artigo não pretende dar conta de todas as dimensões e complexidades do tema nem esgotar o assunto, que é polêmico e envolve muitas articulações teóricas com outras áreas, como administração pública, economia e ciência política. Desse modo, o artigo aponta na direção de que este balanço de análises das experiências de planejamento no Brasil demonstrou grandes avanços econômico-financeiros e alguns fracassos de coordenação e articulação com outras esferas, como a executiva e a financeira. Assim, desde os anos 80, em detrimento da crise do Estado, o planejamento entra em declínio nas agendas governamentais, impossibilitado, por questões de ordem financeira, de realizar suas funções de racionalização e eficiência econômica. Dessa forma, o Estado, nesse contexto, sempre representou, de forma geral, as diversas articulações de interesses capitaneados pelo planejamento como instrumento de intervenção e controle social no Brasil.
Citação ABNT:
SOUZA, A. R.As trajetórias do planejamento governamental no Brasil: meio século de experiências na administração pública. Revista do Serviço Público, v. 55, n. 4, p. 5-29, 2004.
Citação APA:
Souza, A. R.(2004). As trajetórias do planejamento governamental no Brasil: meio século de experiências na administração pública. Revista do Serviço Público, 55(4), 5-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35858/as-trajetorias-do-planejamento-governamental-no-brasil--meio-seculo-de-experiencias-na-administracao-publica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português