Balanced Scorecard (BSC) – uma visão metodológica para o acompanhamento de sua implementação Outros Idiomas

ID:
35881
Resumo:
A Embrapa, na intenção de operacionalizar a gestão dos seus planos estratégicos (Plano Diretor da Embrapa – PDE e Planos Diretores das Unidades – PDUs) desenvolveu a metodologia Mogest para a implementação do seu Modelo de Gestão Estratégica (MGE), no âmbito corporativo e de suas 40 unidades de negócio, com base na modificação do método Balanced Scorecard – BSC, de Kaplan. Posteriormente, após a implementação dos MGEs, no período de 1999 até os dias atuais, inicia-se e desenvolve-se a fase de acompanhamento por meio da elaboração do método MGE/Acompanha. Este trabalho aborda, de forma modificada, o uso do diagrama elaborado por Norton, apud Coutinho (2002), para acompanhar/avaliar a implementação do BSC para uma organização orientada à estratégia, inserido no método MGE/Acompanha (2000), elaborado pela Equipe MGE e aplicado em uma das unidades de negócio da Embrapa. Os resultados mostraram a eficiência do método e proporcionaram a internalização do conceito “painel de bordo”, desenvolvido no software Oracle BSC (OBSC).
Citação ABNT:
LIMA, E.; SILVA, M.; ARAÚJO, M.; CUNHA, C. Balanced Scorecard (BSC) – uma visão metodológica para o acompanhamento de sua implementação. Revista do Serviço Público, v. 54, n. 3, p. 47-66, 2003.
Citação APA:
Lima, E., Silva, M., Araújo, M., & Cunha, C. (2003). Balanced Scorecard (BSC) – uma visão metodológica para o acompanhamento de sua implementação. Revista do Serviço Público, 54(3), 47-66.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35881/balanced-scorecard--bsc------uma-visao-metodologica-para-o-acompanhamento-de-sua-implementacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português