Prospectiva estratégica: instrumento para a construção do futuro e para a elaboração de políticas públicas Outros Idiomas

ID:
35889
Resumo:
A prospectiva estratégica aparece como ferramenta que, apoiada nos instrumentos de análise econômica e social existentes e em técnicas específicas, como o Delphi, a construção de cenários, a matriz de impactos cruzados e outras, possibilita “visões de futuro”, que permitirão a elaboração de políticas públicas que visem à construção de futuro desejável. Este trabalho pressupõe um Estado formulador de políticas públicas e detentor de instrumentos de planejamento, o que nos remete a um viés ideológico: de que, no capitalismo contemporâneo, Estado e mercado coordenem os sistemas econômicos, conforme explicitado no Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (Governo Federal, Brasil, 1995). Só a aceitação dessa hipótese pode supor a existência e a necessidade de políticas públicas, remetendo-nos ao campo da ideologia e contrapondo-nos ao liberalismo. Após introdução ao tema, no primeiro capítulo, são apresentados, no segundo, os conceitos utilizados e um breve relato histórico dos processos de construção do futuro, desde os oráculos à atualidade. Já o terceiro capítulo apresenta as definições e os conceitos específicos utilizados neste trabalho, uma vez que prognóstico, cenário e prospectiva podem sugerir outros significados. Nesse capítulo é discutida a relação entre prospectiva e estratégia. O quarto capítulo aborda a questão metodológica referente a essa ferramenta. São enunciadas as diversas técnicas utilizadas, com ênfase no questionário Delphi e no posterior Método de Convergência de Opiniões. O penúltimo capítulo faz breve relato de algumas importantes experiências internacionais: Áustria, União Européia, Nova Zelândia e Austrália. Esse capítulo aborda ainda o estado da arte no Brasil e apresenta conclusões. A metodologia adotada na elaboração deste trabalho foi a da revisão bibliográfica considerada mais significativa e a pesquisa, pela Internet, principalmente no que diz respeito às experiências internacionais.
Citação ABNT:
CRISTO, C. M. P. N.Prospectiva estratégica: instrumento para a construção do futuro e para a elaboração de políticas públicas. Revista do Serviço Público, v. 54, n. 1, p. 63-78, 2003.
Citação APA:
Cristo, C. M. P. N.(2003). Prospectiva estratégica: instrumento para a construção do futuro e para a elaboração de políticas públicas. Revista do Serviço Público, 54(1), 63-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35889/prospectiva-estrategica--instrumento-para-a-construcao-do-futuro-e-para-a-elaboracao-de-politicas-publicas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português