O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão Outros Idiomas

ID:
35960
Resumo:
O presente texto faz uma retrospectiva da trajetória do ensino de administração pública no Brasil, um comentário sobre o impacto da nova gestão pública na revitalização da temática e uma análise sobre os dilemas das principais instituições que hoje atuam na área. A principal referência em termos comparativos são os Estados Unidos, onde a comunidade acadêmica de administração pública e políticas públicas enraizou-se mais fortemente. Três instituições têm seu papel particularmente detalhado no caso brasileiro: o Departamento Administrativo do Serviço Público, a Fundação Getúlio Vargas e a Escola Nacional de Administração Pública. Cada uma cumpriu funções fundamentais em momentos históricos distintos. Dois aspectos do ensino da área são abordados: a perspectiva acadêmica, orientada para programas de graduação e pós-graduação, e a dimensão de desenvolvimento de recursos humanos para o setor público, por meio de ciclos de aprendizado de curta duração. Aspectos relacionados com as dificuldades de pesquisa aplicada são abordados, bem como a introdução dos programas de avaliação tipo best practices. Ao final, são explorados alguns dos dilemas relacionados com a consolidação de espaços institucionais, destinados a fortalecer o debate sobre o tema em um contexto de marchas e contramarchas de iniciativas relacionadas com o processo de reforma do Estado.
Citação ABNT:
GAETANI, F.O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão. Revista do Serviço Público, v. 50, n. 4, p. 92-120, 1999.
Citação APA:
Gaetani, F.(1999). O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão. Revista do Serviço Público, 50(4), 92-120.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35960/o-ensino-de-administracao-publica-no-brasil-em-um-momento-de-inflexao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português