Título Inglês:
Teaching public administration in Brazil at a moment of inflexion
Título Espanhol:
La enseñanza de administración pública en Brasil en un momento de inflexión
Resumo:
O presente texto faz uma retrospectiva da trajetória do ensino de administração pública no Brasil, um comentário sobre o impacto da nova gestão pública na revitalização da temática e uma análise sobre os dilemas das principais instituições que hoje atuam na área. A principal referência em termos comparativos são os Estados Unidos, onde a comunidade acadêmica de administração pública e políticas públicas enraizou-se mais fortemente. Três instituições têm seu papel particularmente detalhado no caso brasileiro: o Departamento Administrativo do Serviço Público, a Fundação Getúlio Vargas e a Escola Nacional de Administração Pública. Cada uma cumpriu funções fundamentais em momentos históricos distintos. Dois aspectos do ensino da área são abordados: a perspectiva acadêmica, orientada para programas de graduação e pós-graduação, e a dimensão de desenvolvimento de recursos humanos para o setor público, por meio de ciclos de aprendizado de curta duração. Aspectos relacionados com as dificuldades de pesquisa aplicada são abordados, bem como a introdução dos programas de avaliação tipo best practices. Ao final, são explorados alguns dos dilemas relacionados com a consolidação de espaços institucionais, destinados a fortalecer o debate sobre o tema em um contexto de marchas e contramarchas de iniciativas relacionadas com o processo de reforma do Estado.
Resumo Inglês:
The text provides a historical perspective of teaching public administration in Brazil, followed by a comment about the impact of new public management in revitalising the issue. The comparative perspective is provided through taking into account the NorthAmerican case. The three most important institutions that played an active role in the field had their performance scrutinised. Each one (DASP, FGV and ENAP) was the leading institution, in a given historical period. Two aspects of the discussion are focused: academic programmes and continuous education in the context of human resources development governmental initiatives. Research constraints as well as the arrival of the best practices approaches are also part of the analysis. The article concludes with an evaluation of the current dilemmas faced by the Brazilian government in pursuing the institutionalisation of education programmes in the field.
Resumo Espanhol:
El presente texto hace una retrospectiva de la trayectoria de l a enseñanza de administración pública en Brasil, un comentario sobre el impacto de la nueva gestión pública en la revitalización de la temática, y un análisis sobre los dilemas de las principales instituciones que hoy día actúan en el área. La referencia principal en términos comparativos son los Estados Unidos, donde la comunidad académica de administración pública y políticas públicas echó raíces de manera más fuerte. Tres instituciones tienen su papel especialmente detallado en el caso brasileño: el Departamento Administrativo del Servicio Público, la Fundación Getúlio Vargas y la Escuela Nacional de Administración Pública. Cada una de ellas cumplió funciones fundamentales en momentos históricos distintos. Se abordan dos aspectos de la enseñanza en el área: l a perspectiva académica, orientada hacia programas de graduación y de posgrado, y la dimensión de desarrollo de recursos humanos para el sector público a través de ciclos de aprendizaje de corta duración. Se abordan aspectos vinculados a las dificultades de la investigación aplicada, así como la introducción de programas de evaluación del tipo best practices. Al final, se exploran algunos dilemas vinculados a la consolidación de espacios institucionales destinados a fortalecer el debate sobre el tema en un contexto de marchas y contramarchas de iniciativas vinculadas al proceso de reforma del Estado.
Citação ABNT:
GAETANI, F.O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão. Revista do Serviço Público, v. 50, n. 4, p. 92-120, 1999.
Citação APA:
Gaetani, F.(1999). O ensino de administração pública no Brasil em um momento de inflexão. Revista do Serviço Público, 50(4), 92-120.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35960/o-ensino-de-administracao-publica-no-brasil-em-um-momento-de-inflexao/i/pt-br