Uma reforma gerencial da Administração Pública no Brasil Outros Idiomas

ID:
35992
Resumo:
O texto aborda as principais características da reforma administrativa em andamento no Brasil. A proposta é de mudança da administração pública burocrática e clientelista para uma administração pública gerencial, baseada no enfoque da “nova administração pública”. A reforma brasileira distingue as atividades exclusivas do Estado, detentoras do poder de Estado, dos serviços sociais e científicos e das empresas estatais. O primeiro setor permanecerá dentro do aparato estatal e as empresas estatais estão sendo privatizadas. Com relação aos serviços sociais e científicos, que recebem um suporte substancial do Estado, a proposta é de transformá-los em organizações sociais não lucrativas, seguindo as linhas dos “quangos” (quasi non governamental organizations) ingleses.
Citação ABNT:
PEREIRA, L. C. B.Uma reforma gerencial da Administração Pública no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 49, n. 1, p. 5-42, 1998.
Citação APA:
Pereira, L. C. B.(1998). Uma reforma gerencial da Administração Pública no Brasil. Revista do Serviço Público, 49(1), 5-42.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/35992/uma-reforma-gerencial-da-administracao-publica-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português