Crise e reforma do Estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor Outros Idiomas

ID:
36016
Resumo:
O artigo discute a evolução recente da problemática da crise do Estado a partir dos três movimentos voltados para a sua superação: a busca da eficiência, a melhoria da qualidade e o resgate da esfera pública como instrumento do exercício da cidadania. Em seguida são analisadas as limitações impostas pelo modelo burocrático de administração pública e apresentadas as experiências recentes de reforma nos EUA, Grã-Bretanha, França e Brasil. São também avaliados os impactos do novo modelo de gestão pública nas áreas de planejamento, controle e desenvolvimento de pessoal. Finalmente o artigo discute o contexto de mudança e transformação do Estado destacando a necessidade de vincular os conceitos de governabilidade e governança aos de cidadania e valorização do servidor público.
Citação ABNT:
FERREIRA, C. M. M.Crise e reforma do Estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor. Revista do Serviço Público, v. 47, n. 3, p. 5-33, 1996.
Citação APA:
Ferreira, C. M. M.(1996). Crise e reforma do Estado: uma questão de cidadania e valorização do servidor. Revista do Serviço Público, 47(3), 5-33.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36016/crise-e-reforma-do-estado--uma-questao-de-cidadania-e-valorizacao-do-servidor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português