Modernizando a administração pública na América Latina: problemas comuns sem soluções fáceis Outros Idiomas

ID:
36019
Resumo:
A intenção dos autores é fornecer subsídios para o debate sobre a reforma da administração pública na América Latina. O artigo começa pela caracterização dos desafios colocados para a burocracia pelos problemas do monopólio e do controle político. Em seguida, são analisados os modelos de administração pública adotados pelos países desenvolvidos, dado que estes constituem os principais pontos de referência para as iniciativas de reforma nos países em desenvolvimento. E, finalmente, os autores identificam as causas e os efeitos das disfunções da administração pública na América Latina, sugerindo que as experiências e o debate acadêmico relativos aos países desenvolvidos podem fornecer lições aos países em desenvolvimento desde que não se perca de vista as especificidades do contexto latino-americano. Os autores sustentam que nestes países as iniciativas de reforma administrativa são dificultadas pelo baixo nível de desenvolvimento político e pela vigência de padrões informais de comportamento no âmbito da burocracia pública.
Citação ABNT:
SHEPHERD, G.; VALENCIA, S. Modernizando a administração pública na América Latina: problemas comuns sem soluções fáceis. Revista do Serviço Público, v. 47, n. 3, p. 103-129, 1996.
Citação APA:
Shepherd, G., & Valencia, S. (1996). Modernizando a administração pública na América Latina: problemas comuns sem soluções fáceis. Revista do Serviço Público, 47(3), 103-129.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36019/modernizando-a-administracao-publica-na-america-latina--problemas-comuns-sem-solucoes-faceis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português