Qual o custo dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelos brasileiros? Outros Idiomas

ID:
36315
Resumo:
A busca pela beleza coloca o Brasil em uma posição de destaque em número de cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelos brasileiros são a lipoaspiração, a mamoplastia de aumento e a abdominoplastia. Assim, tendo em vista a importância da beleza para a sociedade, a escassez de pesquisas relacionadas ao custo dos procedimentos estéticos, e também a importância da obtenção do custo por procedimento, o objetivo deste trabalho é calcular o custo dos três procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelos brasileiros. Para tanto, baseado nas metodologias de Matos (2002) e Leoncine, Bornia e Abbas (2012), foram alocados aos procedimentos todos os insumos utilizados no fluxo percorrido pelo paciente nos serviços prestados pelo hospital, ou seja, tanto os custos diretos quanto os indiretos advindos da farmácia, do almoxarifado e dos centros de custos que foram obtidos por meio do método RKW. Constatou-se que não há diferenças significativas em relação aos custos dos materiais, medicamentos e dos centros produtivos para os procedimentos. No entanto, o procedimento cirúrgico mamoplastia, apresentou um custo maior em relação à lipoaspiração e à abdominoplastia, devido ao alto custo da prótese mamária.
Citação ABNT:
ABBAS, K.; VELOSO, C. N.; TONIN, J. M. F. Qual o custo dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelos brasileiros? . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 12, n. 2, p. 82-100, 2015.
Citação APA:
Abbas, K., Veloso, C. N., & Tonin, J. M. F. (2015). Qual o custo dos procedimentos cirúrgicos estéticos mais procurados pelos brasileiros? . Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, 12(2), 82-100.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36315/qual-o-custo-dos-procedimentos-cirurgicos-esteticos-mais-procurados-pelos-brasileiros---/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABBAS, K. et al. Os métodos de custeio e sua aplicabilidade nos diversos tipos de organizações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO, 2012, Ponta Grossa, Anais...

ABBAS, K. Gestão de custos em organizações hospitalares. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

ALMEIDA, T. R. R. Perspectivas de sobrevivência do hospital. Revista Paulista de Hospitais, São Paulo, n.5/6, p.104-113, maio/jun. 1983.

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

AQUINO, T. A. M. Do “se esconder” ao “se mostrar”: cirurgia plástica e normalização entre mulheres jovens de classe popular. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ASKEGAARD, S.; GERTSEN, M. C.; LANGER, R. The body consumed: reflexivity and cosmetic surgery. Psychology & Marketing, v. 19, n. 10, p. 793-812, 2002.

AVELAR, C. F. P. Personalidade e propensão à cirurgia plástica estética. Dissertação (Mestrado em Administração) Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração. Departamento de Ciências Administrativas. Faculdade de Ciências Econômicas. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

AVELAR, J. M. Cirurgia Plástica: obrigação de meio e não obrigação de fim ou de resultado. São Paulo: Hipócrates, 2000.

BAUMGARTNER, R. R. Avaliação da aplicabilidade do custeio ABC – activity based costing na acurácia de custos na área hospitalar, especificamente na Unidade de Terapia Intensiva: estudo de um caso prático. Dissertação (Mestrado em Ciências Financeiras e Contábeis) – PUC, São Paulo, 1998.

BEUREN, I.M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. In: LONGARAY, A. A.; RAUPP, F. M.; SOUSA, M. A. B.; COLAUTO, R. D.; PORTON, R. A. B.; BEUREN, I. M. (Org.). São Paulo: Atlas, 2003.

BITTENCOURT, O. N. S. O emprego do método de custeio baseado em atividades: Activity-based costing – como instrumento de apoio à decisão na área hospitalar. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

BORELLI, F. C.; CASOTTI, L. M. O antes e o depois no consumo da cirurgia plástica: um estudo exploratório com jovens mulheres. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, IV, 2010, Florianópolis. Anais...

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CERVO; A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia da pesquisa: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

CRISPIM, C. H. Comportamento dos custos em hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) – Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. DRUMOND, H. A. et al. O uso do custeio baseado em atividades (ABC – activity based costing) na análise do processo de transplantes de fígado do Estado de Minas Gerais. In:

DRUMOND, H. A. et al. O uso do custeio baseado em atividades (ABC – activity based costing) na análise do processo de transplantes de fígado do Estado de Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, VII, 2012, Bento Gonçalves, Anais...

ESTEVES, M. J. V. A utilização de custos em hospitais paulistas: um estudo preliminar. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) – Departamento de Prática de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1992.

FALK, J. A. Gestão de custos para hospitais. São Paulo: Atlas, 2001.

FARIA, M. P. O corpo na mídia e o culto ao corpo na contemporaneidade. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, XII, 2010. Goiás, Anais...

FERRAZ, S. B.; SERRALTA, F. B. O impacto da cirurgia plástica na auto-estima. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 557-569, dez. 2007.

FUKUMOTO, H. L.; FREITAS, R. Implantação do custeio baseado em atividades ABC/ABM no setor hospitalar: banco de sangue, um caso prático. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, VII, 2000, Recife, Anais...

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOULART, R. L. Custeio baseado em atividade (ABC) aplicado em um serviço de radiologia em unidade hospitalar. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

ISAPS International Society of Aesthetic Plastic Surgeons. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2013.

LEONCINE, M. Sistemática para apuração de custos por procedimento médico hospitalar. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

LEONCINE, M.; BORNIA; A. C.; ABBAS, K. Sistemática para apuração de custos por procedimento médico hospitalar. Produção, São Paulo, v. 22, 2012.

MARTINS, D. Custos e orçamentos hospitalares. São Paulo: Atlas, 2000.

MARTINS, V. F. Desenvolvimento de um modelo de resultados em serviços hospitalares com base na comparação entre receitas e custos das atividades associadas aos serviços. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MATOS, A. J. Gestão de custos hospitalares: técnicas, análise e tomada de decisão. São Paulo: Editora STS, 2002.

MEDEIROS, M. S. F. Imagens, percepções e significados do corpo nas classes populares. Sociedade e estado. Brasília, v. 19, n. 2, 2004.

NERI, M. G. C. F. Aplicação do método de custeio abc na produção e utilização de hemocomponentes. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) – Programa de PósGraduação de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

PAIXÃO, E. M.; SOUZA, A. A.; LIMA, L. C. M. Custo do parto normal e cesáreo: replicação do custeio ABC. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, XVII, 2010, Belo Horizonte, Anais...

ROCCHI, C. A. Apuração de custos em estabelecimentos hospitalares. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, n. 41, p.19-27, 1982.

ROSEN, G. A history of public health. New York: M. D. Publications, 1958.

SANTE, A. B. Auto-imagem e características de personalidade na busca de cirurgia plástica estética. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Departamento de Psicologia e Educação, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, 2008.

SBPC SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLASTICA. Cirurgias e procedimentos. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2013.

SCHULTZ, C. A. Gestão dos custos de serviços públicos de alta complexidade hospitalar. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) Programa de Pós Graduação em Contabilidade, UFSC, Florianópolis, 2007.

SENHORAS, E. M. A cultura na organização hospitalar e as políticas culturais de coordenação de comunicação e aprendizagem. RECIIS – R. Eletr. de Com. Inov. Saúde. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jan./jun. 2007.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, 2007.

SOUZA, A. A. et al. Custos dos serviços hospitalares: análise da maternidade de um hospital da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, XIX, 2012, Bento Gonçalves. Anais...

SOUZA, A. A. et al. Modelagem do custeio baseado em atividades para o centro cirúrgico de hospitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXVIII, 2008, Rio de Janeiro. Anais...

VARGAS, O. C. O custeio baseado em atividades aplicado em serviços de UTI hospitalar. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.