Título Inglês:
Corporative social responsibility: whom does it concern after all?
Resumo:
Diferentes enfoques multitemáticos e interdisciplinares são utilizados para identificar quem tem importância para empresas que adotam programas de responsabilidade social corporativa. Quem são os interessados? O artigo levanta questões básicas ligadas a esses temas, incluindo a teoria do capital social, cujas premissas sugerem ser necessário que as empresas criem mecanismos integrativos para estabelecer relações cooperativas e de mútua confiança com seus stakeholders. Finalmente, do nível institucional ao individual da organização, tece considerações acerca do desenvolvimento de estratégias empresariais, orientadas para a aquisição de habilidades e competências sociais, de modo a ser construídas boas redes de relacionamento com todos os stakeholders à sua volta.
Resumo Inglês:
Different multi-thematic and interdisciplinary approaches are used to identify who matters for companies that adopt corporative social responsibility programs. Whom do they concern? This article raises basic questions related to these issues, including the social capital theory, whose premises suggest companies have to create integrative mechanisms in order to establish cooperative relations and mutual confidence with their stakeholders. Finally, from the institutional to the individual level of the organisation, it considers the development of entrepreneurial strategies oriented towards the acquisition of social abilities and competences, so as to construct effective networks of relationships with all stakeholders around it.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, R. R.Responsabilidade social corporativa: afinal, quem são os interessados?. Revista Economia & Gestão, v. 5, n. 9, p. 76-95, 2005.
Citação APA:
Oliveira, R. R.(2005). Responsabilidade social corporativa: afinal, quem são os interessados?. Revista Economia & Gestão, 5(9), 76-95.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36390/responsabilidade-social-corporativa--afinal--quem-sao-os-interessados-/i/pt-br