A ética na atividade docente da PUC Minas Contagem Outros Idiomas

ID:
36392
Resumo:
O trabalho aborda o estudo dos conflitos éticos vivenciados pelos professores do curso de Administração da PUC Minas Contagem em sua prática docente. A pesquisa foi empreendida por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com 30 professores do curso de Administração, sendo investigada a existência de sensibilidade ética por parte do professor e seus conflitos éticos na sua interação com a instituição, com a coordenação de curso, com os outros professores e com os alunos. Foi também investigada a percepção da necessidade ou não de implementação de ações e de instrumentos para o direcionamento da conduta ética na prática docente. Os conflitos éticos foram analisados à luz do modelo apresentado por Ferrell et al. (2001), que propõe o enquadramento dos conflitos nas classes seguintes: interesses, honestidade e eqüidade, relacionamentos e comunicações. Os resultados apontam para a existência de sensibilidade ética pela maioria da amostra. A metade dos conflitos éticos apontados está centrada no relacionamento professor-aluno, ao passo que o menor percentual de conflitos relatados se situa na esfera do relacionamento com outros professores. A maioria dos professores não foi simpática à implementação de medidas prescritivas e normativas para o tratamento dos conflitos éticos.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
LARA, M. C. G.; PENA, R. P. M. A ética na atividade docente da PUC Minas Contagem. Revista Economia & Gestão, v. 5, n. 9, p. 116-136, 2005.
Citação APA:
Lara, M. C. G., & Pena, R. P. M. (2005). A ética na atividade docente da PUC Minas Contagem. Revista Economia & Gestão, 5(9), 116-136.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36392/a-etica-na-atividade-docente-da-puc-minas-contagem/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português