Reflexões sobre os fatores relevantes no nascimento e no crescimento de Redes de Negócios na Agropecuária Outros Idiomas

ID:
3660
Resumo:
Neste trabalho discutem-se as condições de nascimento e de crescimento de redes de negócios no setor agropecuário na área de medicamentos veterinários, a partir de exemplos brasileiros acompanhados pelos autores. O tema nascimento de redes foi enfocado segundo dois paradigmas: o que professa que o nascimento e o crescimento de redes dependem de processos históricos de algumas variáveis que definem as redes sociais, tais como confiança, cooperação e comprometimento e outro que afirma que as redes prescindem de tais atributos, bastando haver expectativas econômicas consistentes de cada ator e um contrato adequado. O objetivo foi verificar qual dos dois paradigmas de redes apresentados (sociais ou negociais) explica melhor o nascimento de duas redes na área de medicamentos veterinários. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, com a metodologia de estudo de casos para coletar e analisar as evidências dos dois exemplos de redes mencionados. As análises das redes nascentes estudadas um insucesso e um sucesso inicial confirmam a importância de relações de confiança, de cooperação e de comprometimento. Na discussão final são apontados alguns caminhos teóricos e gerenciais sobre o tema rede social, como pano de fundo para as redes de negócios na agropecuária.
Citação ABNT:
GIGLIO, E. M.; RIMOLI, C. A.; SILVA, R. D. S. Reflexões sobre os fatores relevantes no nascimento e no crescimento de Redes de Negócios na Agropecuária. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 10, n. 2, p. 279-292, 2008.
Citação APA:
Giglio, E. M., Rimoli, C. A., & Silva, R. D. S. (2008). Reflexões sobre os fatores relevantes no nascimento e no crescimento de Redes de Negócios na Agropecuária. Organizações Rurais & Agroindustriais, 10(2), 279-292.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português