Efeito do turnover em uma rede de franquias, pesquisa exploratória sob a ótica do marketing interno Outros Idiomas

ID:
36674
Resumo:
No ambiente interno da empresa é cada vez mais relevante identificar as causas que promovam custos inesperados e queda no desempenho comercial. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto do turnover verificado durante o período de doze meses entre duas operações de varejo de uma rede de franquias, e como objetivo específico apontar as diferenças de taxa de conversão em vendas e produtividade comparadas entre si. Para tanto foi efetivada uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso com a coleta de dados, registros e entrevistas, que promoveram um quadro comparativo com as variáveis identificadas. Os resultados apontaram de forma significativa maior competitividade para a operação que não registrou turnover. Durante o período analisado, ficou constatado um diferencial expressivo em relação à segunda operação que demonstrou através de indicadores, diferença substancial na queda de produtividade durante o período de análise. Constatou-se também o baixo desempenho nas vendas dos colaboradores iniciantes. Como contribuição metodológica esta investigação apontou a importância da gestão do marketing interno do negócio que tem como pilar fundamental a gestão de pessoas o que se justifica o grau de importância na sobrevivência e competitividade no segmento de varejo.
Citação ABNT:
SANTOS, G.; FERREIRA JUNIOR, S. Efeito do turnover em uma rede de franquias, pesquisa exploratória sob a ótica do marketing interno . Revista de Tecnologia Aplicada, v. 2, n. 1, p. 3-11, 2013.
Citação APA:
Santos, G., & Ferreira Junior, S. (2013). Efeito do turnover em uma rede de franquias, pesquisa exploratória sob a ótica do marketing interno . Revista de Tecnologia Aplicada, 2(1), 3-11.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36674/efeito-do-turnover-em-uma-rede-de-franquias--pesquisa-exploratoria-sob-a-otica-do-marketing-interno--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABF (Associação Brasileira de Franchising) – www.portaldofranchising.com.br – Primeiro acesso: 30/03/2014.

BEKIN. Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: um ciclo de entrevistas com Saul Fangaus. São Paulo: Makron Books, 1995.

BEKIN. Saul Faingaus. Endomarketing como praticá-lo com sucesso. São Paulo: PrenticeHall, 2004.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing: o papel estratégico das lideranças no processo de informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

CAMAROTTO, Márcio Roberto. Gestão de atacado e varejo. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

CAVALCANTE, F. B. F.; ARRUDA, D. M. O. Estratégias para geração de desempenho financeiro em franchising. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA – 3 Es, I., 2003, Curitiba. Anais Curitiba: 3 Es, 2003, I CD-RON.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2002.

COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente. Porto Alegre: Dublinense, 2010.

COSTA, Daniel. Não Existe Gestão sem Comunicação: Como Conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão de processos: uma abordagem da moderna administração. 2a ed. Saraiva: São Paulo, 2008.

FREZATTI, Fábio; ROCHA, Wellington; NASCIMENTO, Artur Roberto; JUNQUEIRA, Emanuel Junqueira. Controle Gerencial: Uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas, 2009.

GIULIANI, Antonio Carlos. Administração de Varejo: para pequenas e médias empresas. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2014.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MATTAR, Fauze Nakib. Administração de Varejo. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MELO P. L. R.; ANDREASSI, T. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T. Publicação científica nacional e internacional sobre franchising levantamento e análise do período 1998-2007.ENANPAD, 33 RJ, 2008.

MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T. Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998-2007. RAC, v. 14, n. 2, p. 268-288, 2010.

PADOVEZE, CLÓVIS LUIZ. Planejamento Orçamentário. 2a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. São Paulo: Atlas, 2007.

PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação Integrada de Marketing: gestão dos elementos de comunicação. Suporte as estratégicas de marketing e de negócios da empresa. 4. ed. Atlas: São Paulo, 2013.

ROBERTS, Harry V.; SERGESKETTER, Bernard F. A Qualidade é Pessoal: Uma Base para a Gerência de Qualidade Total. São Paulo: Pioneira, 1994.

SPENDOLINI, Michael J. Benchmarking: processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços, e processos de trabalho, de organizações que reconhecidamente praticam as melhores técnicas com a finalidade de melhoria organizacional: São Paulo, Makron Books, 1993.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.