Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café Outros Idiomas

ID:
3668
Resumo:
Em meio ao crescimento das exigências dos consumidores com relação aos aspectos sociais e ambientais do processo produtivo, bem como à qualidade do produto, surgiu a necessidade de redefinições da estrutura produtiva da agricultura de forma a torná-la sustentável. Nesse contexto, surge o sistema de Produção Integrada de Café (PIC) que visa atender a esse novo padrão de exigências. O sistema, ainda muito recente, necessita de maiores estudos para a identificação de seus pontos fortes e fracos. Com vistas a suprir essa necessidade, desenvolveu-se este trabalho, em que objetivou-se, principalmente, realizar uma análise comparativa da viabilidade econômica e do risco associado aos sistemas de produção convencional e integrado de café na propriedade Sítio São João, município de Coimbra-MG. O método utilizado para a análise foi o cálculo de indicadores de viabilidade e de dispersão dos retornos (Taxa interna de retorno, Valor presente líquido, Período de payback e Coeficiente de Variação). A análise do risco foi operacionalizada por meio da simulação de Monte Carlo. Diante dos valores encontrados para os indicadores calculados, concluiu-se que o sistema integrado de produção é mais viável para a propriedade em questão e também menos sujeito a riscos.
Citação ABNT:
PEREIRA, V. F.; MENDONÇA, T. G.; REIS, B. D. S. Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 10, n. 3, p. 405-419, 2008.
Citação APA:
Pereira, V. F., Mendonça, T. G., & Reis, B. D. S. (2008). Análise comparativa da viabilidade econômica dos sistemas de produção convencional e integrado de café. Organizações Rurais & Agroindustriais, 10(3), 405-419.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/3668/analise-comparativa-da-viabilidade-economica-dos-sistemas-de-producao-convencional-e-integrado-de-cafe/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português