Dilemas de negócios sociais brasileiros: caso Rede Asta Outros Idiomas

ID:
36725
Resumo:
Negócios sociais buscam, simultaneamente, resultados financeiros, sociais e até mesmo ambientais. Contudo, o conhecimento acadêmico sobre o funcionamento dessas organizações é incipiente. Este artigo buscou investigar as principais tensões e dilemas vividos na trajetória da Rede Asta – um negócio social pioneiro na venda direta por catálogo de produtos artesanais no Brasil – utilizando métodos qualitativos de pesquisa (entrevistas, observação direta e estudo de caso). Os resultados indicaram que as gestoras da Rede Asta têm convivido com tensões e dilemas em três dos quatro aspectos identificados por Smith, Gonin, e Besharov (2013): desempenho financeiro e social, aspectos organizacionais e de aprendizado. Um dos dilemas envolve aspectos organizacionais e aprendizagem, pois legalmente a Rede Asta viabiliza o negócio com duas organizações: uma associação nãolucrativa e uma empresa com fins lucrativos. Já no aspecto de pertencimento à organização, as pessoas declaram-se pertencentes aos objetivos sociais e ambientais da Rede; algumas inclusive como ativistas.
Citação ABNT:
IIZUKA, E. S.; VARELA, C. A.; LARROUDÉ, E. R. A. Social business dilemmas in Brazil: Rede Asta case. Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 4, p. 385-396, 2015.
Citação APA:
Iizuka, E. S., Varela, C. A., & Larroudé, E. R. A. (2015). Social business dilemmas in Brazil: Rede Asta case. Revista de Administração de Empresas, 55(4), 385-396.
DOI:
10.1590/S0034-759020150403
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36725/dilemas-de-negocios-sociais-brasileiros--caso-rede-asta/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
Referências:
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