Resumo:
Este artigo visa contribuir para melhor compreensão da realidade de uma empresa familiar brasileira em fase de transição do seu modelo de gestão familiar para uma gestão profissionalizada. A empresa estudada é uma livraria brasileira de pequeno porte, fundada em 2000, no interior do estado do Rio de Janeiro, atualmente com seis lojas próprias e outra franqueada, totalizando quarenta funcionários. Sua administração, basicamente familiar, necessita de um novo modelo de gestão para acompanhar o ritmo de sua expansão. O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa. Os principais resultados mostraram que, embora a empresa esteja em processo inicial de profissionalização, precisa, no entanto, acelerar esse processo, adotando uma postura proativa que dê suporte ao seu crescimento.
Resumo Inglês:
This article aims to contribute to a better understanding of the reality of a Brazilian family owned business in transition from the family business administration model to a professional model of management. The company studied is a small Brazilian bookstore founded in 2000, in the state of Rio de Janeiro. It currently has six stores and one franchised store and a total of forty employees.The adminstration of the enterprise, which is basically familiar, needs a new management model to follow the pace of its expansion. The research method adopted was the case study with data collection through semi-structured interviews with company managers. The main results showed that the company is in the initial stages of a professionalization process. It needs, however, to accelerate this process by taking a proactive stance that supports the growth of the company.
Citação ABNT:
PECANHA, A. R. O.; OLIVEIRA, S. B. Empresa familiar, sim! Mas qual o problema, se a gestão é profissional?
. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 5, n. 3, p. 126-135, 2015.
Citação APA:
Pecanha, A. R. O., & Oliveira, S. B. (2015). Empresa familiar, sim! Mas qual o problema, se a gestão é profissional?
. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, 5(3), 126-135.
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