Ferramentas de comunicação online na hotelaria: um estudo das empresas hoteleiras associadas à ABIH-RN Outros Idiomas

ID:
36837
Resumo:
Com o crescimento da Internet e o surgimento de um novo perfil de consumidor, veio a necessidade de investimentos em estratégias de marketing online com a finalidade de facilitar o contato permanente e interativo entre a empresa e o consumidor. Com base nessa nova perspectiva, este artigo buscou analisar as práticas de marketing de relacionamento online das empresas hoteleiras associadas à ABIH-RN por meio da identificação e comprovação da funcionalidade do uso das ferramentas de comunicação disponíveis atualmente no mercado virtual. Assim, com caráter exploratório e qualitativo, analisaram-se os websites dos 73 hotéis associados à ABIH-RN. Após isso, de acordo com os dados obtidos, comprovou-se que as empresas hoteleiras do Rio Grande do Norte ainda não percebem que a Internet pode desempenhar um grande papel nessa aproximação e gerar resultados inimagináveis quando utilizada eficientemente. Elas também apresentaram déficits quanto à utilização das ferramentas de comunicação.
Citação ABNT:
BARBOSA JÚNIOR, L. H. L.; SILVA, J. O.; GONDIM, C. B.; BRANDÃO, J. M. F. Ferramentas de comunicação online na hotelaria: um estudo das empresas hoteleiras associadas à ABIH-RN . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 6, n. 1, p. 1135-1149, 2015.
Citação APA:
Barbosa Júnior, L. H. L., Silva, J. O., Gondim, C. B., & Brandão, J. M. F. (2015). Ferramentas de comunicação online na hotelaria: um estudo das empresas hoteleiras associadas à ABIH-RN . Revista Eletrônica Gestão e Serviços, 6(1), 1135-1149.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36837/ferramentas-de-comunicacao-online-na-hotelaria--um-estudo-das-empresas-hoteleiras-associadas-a-abih-rn--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AMOR, D. A (r)evolução do e-business. São Paulo: Makron Books, 2000.

CAVALLINI, R. Onipresente: comunicação: de onde viemos e para onde vamos. 1ª ed. São Paulo: Editora Fina Flor, 2009.

CONHEÇA a história do site de vídeos YouTube. G1, São Paulo, 10 out. 2006. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2013.

EVANS, J. R.; LASKIN, R. L. The relationship marketing process: a conceptualization and application. Industrial Marketing Management, v. 23, p. 440-452, dec. 1994.

GASPAR, M. A.; SANTOS, S. A.; POLO, E. F.; POLO, F. L. F. Aquisição de vantagem competitiva por diferenciação: um estudo do atendimento virtual praticado em hotéis resort no Brasil. In: Anais do VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Turismo: mais de 2 milhões de turistas por ano. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LIMA, R. V. Marketing digital em redes sociais para pequenas empresas. São Paulo, 2011. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2013.

LINKEDIN. A maior rede profissional do mundo: 225 milhões de usuários. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2013.

MALAGOLI, C. O e-marketing e a fidelização. Negócios da Comunicação, [S.d.]. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2013.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Marketing de destinos turísticos. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2013.

OLHAR DIGITAL. RSS. UOL. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2013.

REICHHELD, F. F.; SCHEFTER, P. E-loyalty. Harvard Business Review. Boston, v. 78, n. 4, p. 105-113, jul.-aug. 2000.

SALERNO, N. Four basic hotel electronic marketing tools to use in 2011. Hospitality Net, Industry News, 15 dec. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2013.

TWITTER. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2013.