Produto global com marca nacional: um estudo de caso de uma empresa agroquímica Outros Idiomas

ID:
36929
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégia de marketing global adotada por uma empresa multinacional do setor de defensivos para pastagem. Baseando-se no modelo proposto por Jain (1989) e Cavusgil e Zou (2002) avaliou-se as diferenças do posicionamento da marca praticadas nos seguintes países: EUA, Brasil e México. Por meio de cinco entrevistas em profundidade realizadas com gestores da empresa e uma análise documental, os resultados indicam que o grau de padronização do produto depende mais da similaridade geoclimática e política legal. A composição do produto se mantém muito similar em todo o mundo, entretanto, a campanha e o discurso da comunicação possuem diferenças significativas, sendo influenciadas diretamente pelas características culturais e de estilo de vida dos clientes. Desta forma, a estratégia da empresa tende mais para um produto global a uma marca nacional.
Citação ABNT:
PICOLLI, C. A.; SPERS, E. E.; ROCHA, T. V. Produto global com marca nacional: um estudo de caso de uma empresa agroquímica. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 3, n. 2, p. 38-54, 2013.
Citação APA:
Picolli, C. A., Spers, E. E., & Rocha, T. V. (2013). Produto global com marca nacional: um estudo de caso de uma empresa agroquímica. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 3(2), 38-54.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36929/produto-global-com-marca-nacional--um-estudo-de-caso-de-uma-empresa-agroquimica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português