A open innovation aplicada a pequena empresa de base tecnológica Outros Idiomas

ID:
36952
Resumo:
O estudo tem como objetivo principal propor procedimentos que possibilitem pensar a operacionalização da Inovação Aberta em PEBTs, empresas que possuem características especificas diferenciando-as das demais pequenas empresas. A concepção de Inovação Aberta fomenta um fluxo de entradas e saídas de conhecimento que tende a favorecer na velocidade do processo inovativo, bem como a troca de conhecimento entre os agentes do mercado. Essa concepção de inovação caracteriza-se por incorporar à inovação, fontes internas e externas. A Inovação Aberta tem gerado diferentes trabalhos, principalmente, no que diz respeito às melhorias que elas acarretam para a grande empresa, mas especificamente à pequena, são poucas ainda as discussões geradas pela adoção desta concepção. A fim de trabalhar com uma amostra, foram tomadas como base, as empresas graduadas na Fundação Parqtec, localizada na cidade de São Carlos (SP), a qual pertence o titulo de “Capital da Tecnologia”. Para que se alcance o objetivo proposto, foi realizado uma pesquisa exploratória, na qual foram realizadas entrevistas com as PEBT’s, e com entidades que participam da vida destas Pequenas Empresas de Base Tecnológica (PEBT’s) Com isso, a idéia foi conhecer o universo não só das PEBT’s, mas também da Inovação Aberta, para então, poder propor os procedimentos para que as pequenas empresas utilizem-se dela de forma estratégica.
Citação ABNT:
VALERIO, D. M.; SPERS, V. R. E. A open innovation aplicada a pequena empresa de base tecnológica. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2011.
Citação APA:
Valerio, D. M., & Spers, V. R. E. (2011). A open innovation aplicada a pequena empresa de base tecnológica. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, 1(2), 1-19.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36952/a-open-innovation-aplicada-a-pequena-empresa-de-base-tecnologica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português