Níveis de materialismo e endividamento: uma análise de fatores socioeconômicos na mesorregião central do estado no Rio Grande Do Sul Outros Idiomas

ID:
36997
Resumo:
O presente estudo teve como objetivos investigar a relação entre o comportamento materialista e o endividamento e analisar a diferença das variáveis socioeconômicas em relação a esses dois componentes. Os dados foram coletados na mesorregião central do Estado do Rio Grande do Sul através de uma pesquisa survey que contemplou 1.856 indivíduos. A análise fatorial exploratória indicou a formação de dois fatores para o materialismo. O primeiro, centralidade e sucesso, apresentou média de 2,13 e o segundo, felicidade, média de 3,11. Tais resultados indicam que na amostra pesquisada há discordância quanto ao fator centralidade e sucesso e indiferença quanto ao fator felicidade. A maioria dos entrevistados possui dívida, mas mesmo com alguma dificuldade arcam com seus compromissos financeiros. Os testes de diferença de mediana evidenciaram que os indivíduos mais propensos a contrair dívidas são mulheres, com mais de 38 anos, separadas ou viúvas e com renda mensal de até três salários mínimos. O teste de Spearman sugere uma correlação positiva entre o fator felicidade e a variável endividamento, revelando que indivíduos que atrelam o consumo a felicidade tendem a endividar-se mais.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
VIEIRA, K. M.; FLORES, S. A. M.; KUNKEL, F. R.; CAMPARA, J. P.; PARABONI, A. L. Níveis de materialismo e endividamento: uma análise de fatores socioeconômicos na mesorregião central do estado no Rio Grande Do Sul. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 5, n. 2, p. 1-20, 2014.
Citação APA:
Vieira, K. M., Flores, S. A. M., Kunkel, F. R., Campara, J. P., & Paraboni, A. L. (2014). Níveis de materialismo e endividamento: uma análise de fatores socioeconômicos na mesorregião central do estado no Rio Grande Do Sul. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 5(2), 1-20.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/racef.v5i2.68
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/36997/niveis-de-materialismo-e-endividamento--uma-analise-de-fatores-socioeconomicos-na-mesorregiao-central-do-estado-no-rio-grande-do-sul/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português