Práticas de disclosure do ativo intangível em clubes de futebol Outros Idiomas

ID:
37008
Resumo:
A divulgação das informações financeiras e patrimoniais dos clubes de futebol tem sido mais explorada no âmbito acadêmico e empresarial nos últimos anos. Os direitos federativos dos jogadores profissionais, os custos de atletas em formação e de atletas formados e o uso comercial da imagem dos jogadores representam importantes ativos dos clubes, geradores de receitas e que deveriam ser objeto de disclosure, de acordo com a International Accounting Standard nº 38. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo investigar as práticas de disclosure adotadas pelos clubes de futebol do Brasil, relativas aos ativos intangíveis, e, adicionalmente, confrontá-las com as práticas adotadas pelos clubes estrangeiros. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva de natureza qualiquantitativa. A amostra da pesquisa compreende os dez clubes mais valiosos do país, segundo ranking da RCS (2009), e os dez mais valiosos do mundo, de acordo com a revista Forbes (2009). Primeiramente, foi aplicada a análise de conteúdo das demonstrações contábeis quanto às práticas de disclosure dos ativos intangíveis das agremiações. Foram realizados testes estatísticos de diferença entre médias, com a finalidade de comparar as práticas de disclosure relativo aos ativos intangíveis dos clubes brasileiros de futebol e dos clubes estrangeiros. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significante entre os níveis de disclosure dos clubes brasileiros e os dos clubes estrangeiros, observando-se uma maior preocupação dos clubes do segundo grupo com a transparência das demonstrações contábeis.
Citação ABNT:
MAIA, A. B. G. R.; CARDOSO, V. I. C.; PONTE, V. M. R. Práticas de disclosure do ativo intangível em clubes de futebol. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2013.
Citação APA:
Maia, A. B. G. R., Cardoso, V. I. C., & Ponte, V. M. R. (2013). Práticas de disclosure do ativo intangível em clubes de futebol. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 4(1), 1-17.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/racef.v4i1.47
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37008/praticas-de-disclosure-do-ativo-intangivel-em-clubes-de-futebol/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português