Encantos dos Elementos Constitutivos no Visual Merchandising das Vitrinas: um Estudo de Caso Sobre a Percepção do Consumidor Natalense Outros Idiomas

ID:
37068
Resumo:
Esta pesquisa objetivou analisar a percepção do consumidor natalense sobre o visual merchandising nas vitrinas da cidade, utilizando os elementos constitutivos do ambiente, mais estratégicos para os pontos de vendas. Para o atingimento dos objetivos propostos no estudo, utilizou-se uma pesquisa via ferramenta Google Drive, composta do perfil sócio econômico dos entrevistados e dos impactos dos elementos constitutivos do visual merchandising dos pontos de vendas, na percepção desses pesquisados, com tratamento estatístico dos dados através de testes qui-quadrado, análise de correspondência e análise fatorial. Os resultados apontaram que os consumidores conseguem identificar os elementos constitutivos do ambiente, uma vez que, eles apresentam preferências por aromas suaves, cores claras e sons calmos. Outro aspecto identificado foram os fatores que fazem o consumidor se interessar por uma vitrina. Observou-se o interesse deles por aquelas que contam uma história despertando a curiosidade, por aquelas apresentadas com imaginação e sedução, pelas cores, pela arrumação e por fim pelo público alvo que a vitrina pretende atingir. Identificou-se também que os elementos constitutivos são impactantes nos consumidores na hora que eles estão passando por uma vitrina, pois ajudam na lembrança que eles têm da marca criando uma identidade dela, e causam sensação de satisfação de forma que eles queiram permanecer na loja, retornarem e até lembrarem-se dela quando surgir um desejo de compra futuro. Conclui-se que, O visual merchandising é um instrumento poderoso e preciso, que quando usado corretamente auxilia as empresas a atraírem os consumidores para dentro da loja, faz com que eles se lembrem da marca e, além de tudo isso, impulsiona as vendas sejam elas por necessidade ou não, deste modo, apresentase como uma importante ferramenta no processo de comunicação comercial.
Citação ABNT:
COSTA, A. R.; TEIXEIRA, T. P.; FELIPE, I. J. D. S.; INÁCIO, R. O. Encantos dos Elementos Constitutivos no Visual Merchandising das Vitrinas: um Estudo de Caso Sobre a Percepção do Consumidor Natalense. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, v. 11, n. 2, p. 5-25, 2014.
Citação APA:
Costa, A. R., Teixeira, T. P., Felipe, I. J. D. S., & Inácio, R. O. (2014). Encantos dos Elementos Constitutivos no Visual Merchandising das Vitrinas: um Estudo de Caso Sobre a Percepção do Consumidor Natalense. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 11(2), 5-25.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37068/encantos-dos-elementos-constitutivos-no-visual-merchandising-das-vitrinas--um-estudo-de-caso-sobre-a-percepcao-do-consumidor-natalense/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada as Ciências Sociais. 4 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001.

BHALLA, Swati; S, Anuraag. Visual merchandising: The only language of retail. New Delhi: Tata McGraw, 2009.

BHALLA, Swati; S., Anuraag; LEITE, Rodrigo Humberto; BORGES, Admir. Merchandising e promoção de vendas: o marketing aplicado no ponto de venda para otimização dos resultados. Disponível em . Acesso em: março, 2013.

BLESSA, Regina. Merchandising no ponto-de-venda. São Paulo: Atlas, 2005.

COSTA, Antonio R.; CRESCITELLI, Edson. Marketing promocional para mercados competitivos. São Paulo: Atlas, 2007.

DEMETRESCO, Sylvia. Vitrinas entrevistas: merchandising visual. São Paulo: SENAC, 2004.

FORTES, Eline. O impacto do visual merchandising nas empresas de varejo de moda: um estudo de caso Fórum. Florianópolis: UDESC, 2008.

MAGALHÃES, Marcos Nascimento; LIMA, Antônio Carlos Pedroso de. Noções de probabilidade e estatística. 7. ed. São Paulo: Edusp, 2010. 408p.

MINGOTI, Sueli Aparecida. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. 295p.

SACKRIDER, F.; GUIDÉ, G.; HERVÉ, D. Entre vitrinas: distribuição e visual merchandising na moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SILVA, Joaquim Caldeira. Merchandising no Varejo de Bens de Consumo. São Paulo: Atlas, 1990.

VIEIRA, Sonia. Bioestatística: Tópicos Avançados. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010. 274p.