O Efeito Placebo em Marketing: a Capacidade de o País de Origem Modificar O Desempenho do Produto

ID:
37295
Resumo:
O efeito placebo tem sua origem atrelada aos estudos ligados às ciências médicas e farmacológicas e, basicamente, consiste na capacidade de produtos inertes produzirem efeitos por meio do seu uso ou consumo. O estereótipo do país de origem se apresenta como uma crença global, em que produtos oriundos de países com estereótipo negativo são associados a produtos inferiores e de má qualidade. Esta pesquisa analisou a ocorrência do efeito placebo desencadeado pelo país de origem do produto. Para tanto, foi realizado um estudo experimental, operacionalizado com 105 estudantes universitários. O experimento verificou variações na acurácia mental e rapidez de raciocínio de indivíduos que ingeriram bebida energética que, supostamente, era produzida em diferentes países. O teste mostrou que o país de origem com estereótipo negativo é capaz de gerar um efeito placebo negativo sobre o desempenho do produto, ou seja, os participantes que ingeriram a bebida acreditando que a mesma tinha origem chinesa tiveram um desempenho inferior, quando comparados aos participantes do grupo de controle. Não foi identificado, no entanto, a ocorrência de efeito placebo gerado pelo estereótipo positivo do país de origem.
Citação ABNT:
LAZZARI, F.; SLONGO, L. A. O Efeito Placebo em Marketing: a Capacidade de o País de Origem Modificar O Desempenho do Produto. Brazilian Business Review, v. 12, n. 5, p. 41-59, 2015.
Citação APA:
Lazzari, F., & Slongo, L. A. (2015). O Efeito Placebo em Marketing: a Capacidade de o País de Origem Modificar O Desempenho do Produto. Brazilian Business Review, 12(5), 41-59.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2015.12.5.3
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37295/o-efeito-placebo-em-marketing--a-capacidade-de-o-pais-de-origem-modificar-o-desempenho-do-produto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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