Impacto não Linear do Marketing Mix no Desempenho em Vendas de Marcas

ID:
37296
Resumo:
O padrão de impacto que as atividades de marketing exercem nas vendas não tem sido evidenciado na literatura. Muitas pesquisas adotam perspectivas lineares restritas, desconsiderando as evidências empíricas. Este trabalho investigou o impacto não linear do marketing mix no volume em vendas e no volume de consumidores e de compra por consumidor. Realizou-se um estudo longitudinal em painel de marcas e de consumidores simultâneos. Analisaram-se 121 marcas durante 13 meses, com 793 compras/mês feitas pelos consumidores por meio de três equações de estimativas generalizadas. Os resultados apontam que o marketing mix, em especial branding e precificação, impacta fortemente todas as dependentes em formato não linear, com bons ajustes dos parâmetros. O efeito conjunto gera economias de escala para as marcas, enquanto, para cada consumidor, o efeito conjunto estimula-o a adquirir maiores quantidades gradativamente. A pesquisa demonstra oito padrões impactantes do marketing mix sobre os indicadores investigados, com alterações de sua ordem e de seu peso para marcas e consumidores.
Citação ABNT:
PORTO, R. B.; LIMA, N. S. R. Impacto não Linear do Marketing Mix no Desempenho em Vendas de Marcas. Brazilian Business Review, v. 12, n. 5, p. 60-82, 2015.
Citação APA:
Porto, R. B., & Lima, N. S. R. (2015). Impacto não Linear do Marketing Mix no Desempenho em Vendas de Marcas. Brazilian Business Review, 12(5), 60-82.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2015.12.5.4
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37296/impacto-nao-linear-do-marketing-mix-no-desempenho-em-vendas-de-marcas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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