Teoria institucional e disclosure de sustentabilidade: uma investigação no setor de energia elétrica Outros Idiomas

ID:
37508
Resumo:
Com base na Teoria Institucional, especificamente sob os preceitos da legitimidade e do isomorfismo, as organizações, na busca de legitimarem suas ações, adotam práticas isomórficas. O estudo teve por objetivo verificar a ocorrência de isomorfismo no disclosure de sustentabilidade nos relatórios da Global Reporting Initiative (GRI). Para tanto, foram analisados 55 relatórios de sustentabilidade de 20 empresas do setor de energia elétrica, coletados na base de dados GRI Reporting List referente ao período de 2008 a 2011. Para verificar a presença de isomorfismo no disclosure dos indicadores, dos aspectos e das dimensões de sustentabilidade, utilizou-se a Análise de Variância (Anova). Os resultados comprovam que as empresas do setor de energia elétrica adotam práticas isomórficas de sustentabilidade em todo o período analisado. A partir dos resultados, conclui-se que o setor está em consonância com as diretrizes estabelecidas pelos relatórios da GRI, na medida em que se percebe um alto nível de disclosure e a ocorrência de isomorfismo entre esses níveis para as dimensões econômica, ambiental e social.
Citação ABNT:
PARENTE, P. H. N.; MOTA, A. F.; CABRAL, A. C. A.; SANTOS, S. M. D.; BRANDÃO, I. F. Teoria institucional e disclosure de sustentabilidade: uma investigação no setor de energia elétrica. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 13, n. 3, p. 889-918, 2014.
Citação APA:
Parente, P. H. N., Mota, A. F., Cabral, A. C. A., Santos, S. M. D., & Brandão, I. F. (2014). Teoria institucional e disclosure de sustentabilidade: uma investigação no setor de energia elétrica. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 13(3), 889-918.
DOI:
http://editora.unoesc.edu.br/index.php/race
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37508/teoria-institucional-e-disclosure-de-sustentabilidade--uma-investigacao-no-setor-de-energia-eletrica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português