Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre discentes do curso de administração e dos cursos de tecnologia em gestão Outros Idiomas

ID:
37553
Resumo:
O objetivo deste estudo foi comparar os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Graduação em Administração e de Tecnologia em Gestão, a fim de constatar semelhanças ou diferenças na forma de aprender, considerando que estes Cursos possuem concepções distintas, um com formação de bacharelado e outro tecnólogo. Este artigo apresentou os resultados de uma pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo explorató- ria-descritiva, decorrente da aplicação do Inventário de Estilos de Aprendizagem construído por Kolb (1984, 1997) em 141 discentes do Curso de Administração e 117 discentes dos Cursos de graduação Tecnológica na área de Gestão, em duas instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. Os resultados demonstraram que o perfil de ambos os grupos é muito semelhante, sendo a maioria do gênero feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, os estilos de aprendizagem em ambas as modalidades de curso também semelhantes, tendo predominado o estilo Assimilador. Conforme Kolb (1984) os Assimiladores consideram mais importante que uma teoria tenha solidez lógica e de valor prático, em situações de aprendizagem formal, preferem leituras, palestras, explorar modelos analíticos e ter tempo para pensar sobre as coisas. Observou-se, com esta pesquisa, que os estilos de aprendizagem dos discentes dos Cursos de Bacharelado em Administra- ção e de Tecnologia na área de Gestão são semelhantes, não apresentando mudanças significativas na maneira de aprender.
Citação ABNT:
SONAGLIO, A. L. B.; LAZZARETTI, K.; PEREIRA, I. Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre discentes do curso de administração e dos cursos de tecnologia em gestão. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 12, n. 3, p. 45-80, 2013.
Citação APA:
Sonaglio, A. L. B., Lazzaretti, K., & Pereira, I. (2013). Estilos de aprendizagem: um estudo comparativo entre discentes do curso de administração e dos cursos de tecnologia em gestão. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(3), 45-80.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37553/estilos-de-aprendizagem--um-estudo-comparativo-entre-discentes-do-curso-de-administracao-e-dos-cursos-de-tecnologia-em-gestao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português