A reconstrução de um plano de ensino: uma investigação sobre estilos e habilidades de aprendizagem Outros Idiomas

ID:
37558
Resumo:
Segundo Nóvoa (1999), a reflexão é parte integrante do papel do professor. Assim, o professor reflexivo é aquele que reflete sobre a sua prática, que pensa, elabora e reconstrói em cima desta prática. A relevância do tema proposto se justifica uma vez que nesse processo investigativo e reflexivo do docente, a aprendizagem é um dos temas nucleares. O professor precisa observar cada comportamento de seus alunos e tentar aplicar uma melhor forma ou método dentro de um contexto socioambiental (DEMO, 2011). Dessa forma, estabeleceu-se como objetivo principal deste artigo identificar os estilos e as habilidades de aprendizagem por meio do acompanhamento de uma turma de graduação do Curso de Administração durante um semestre letivo; e, como objetivo específico, a reconstrução do plano de ensino da disciplina “Comportamento do Consumidor.” O processo investigativo deste artigo se caracterizou como uma pesquisa-ação. Foram adotados três métodos de coleta e análise de dados: observação, aplicação de questionário de estilos de aprendizagem e habilidades de conhecimento. O artigo preencheu uma lacuna na literatura que foi a abordagem do estilo e da habilidade de aprendizagem simultaneamente a partir do acompanhamento sistemático de uma turma de graduação. Os resultados indicaram que os estilos de aprendizagem predominantes são o reflexivo e o teórico, e existe uma deficiência na habilidade de aquisição do conhecimento por meio da leitura da e escrita. Tais habilidades inerentes à aprendizagem visual se destacam, e, ao fim, foi proposto uma reconstrução do plano de ensino com base nos resultados obtidos, como também na literatura proposta.
Citação ABNT:
PICOLLI, C. A.; SPERS, E. E.; MORAES, S. G. A reconstrução de um plano de ensino: uma investigação sobre estilos e habilidades de aprendizagem. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 12, n. 3, p. 227-264, 2013.
Citação APA:
Picolli, C. A., Spers, E. E., & Moraes, S. G. (2013). A reconstrução de um plano de ensino: uma investigação sobre estilos e habilidades de aprendizagem. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(3), 227-264.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37558/a-reconstrucao-de-um-plano-de-ensino--uma-investigacao-sobre-estilos-e-habilidades-de-aprendizagem/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português