Nível de conformidade do CPC 29 nas empresas brasileiras: uma análise com as empresas de capital aberto Outros Idiomas

ID:
37569
Resumo:
Com a adesão do Brasil às normas internacionais de contabilidade, o setor agropecuário passou a elaborar seus demonstrativos contábeis seguindo o pronunciamento técnico CPC 29 (IAS 41). O referido documento tem o objetivo de estabelecer o tratamento contábil e as respectivas divulgações relacionadas aos ativos biológicos e produtos agrícolas. Considerando esse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo inferir qual o nível de conformidade das empresas de capital aberto de acordo com o pronunciamento técnico CPC 29. A importância do tema justifica-se por se tratar de um assunto contemporâneo e pouco abordado na literatura brasileira, sendo de grande relevância à contabilidade das empresas agropecuárias expressarem seus valores o mais próximo da realidade do mercado, atendendo, assim, às exigências internacionais. A pesquisa é classificada como descritiva e, inicialmente, apurou-se com a Economática® todas as empresas da Bovespa que apresentaram saldo de ativos biológicos em dezembro de 2010 (n = 24). Os achados da pesquisa indicam que as empresas não estão evidenciando todas as informações exigidas pelo pronunciamento técnico; a média de conformidade das empresas foi de 57%. Para averiguar se havia relação entre as variáveis de representatividade do ativo biológico e conformidade, foi realizado o teste de correlação. Com isso, averiguouse que, quanto maior a representatividade do ativo biológico, maior é o nível de conformidade da empresa. É essencial uma atitude mais eficiente por parte das empresas perante o tratamento contábil exigido pelo pronunciamento CPC 29, para que se possa obter um melhor nível de evidenciação de seus ativos biológicos.
Citação ABNT:
SCHERCH, C. P.; NOGUEIRA, D. R.; OLAK, P. A.; CRUZ, C. V. O. A. Nível de conformidade do CPC 29 nas empresas brasileiras: uma análise com as empresas de capital aberto. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 12, n. 2, p. 459-490, 2013.
Citação APA:
Scherch, C. P., Nogueira, D. R., Olak, P. A., & Cruz, C. V. O. A. (2013). Nível de conformidade do CPC 29 nas empresas brasileiras: uma análise com as empresas de capital aberto. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(2), 459-490.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37569/nivel-de-conformidade-do-cpc-29-nas-empresas-brasileiras--uma-analise-com-as-empresas-de-capital-aberto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português