Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes

ID:
37583
Resumo:
Visando à exploração dos benefícios advindos da internacionalização e compreendendo a escolha do modo de entrada no território estrangeiro como uma decisão estratégica, muitas empresas optam por constituir redes de cooperação empresarial na forma de consórcios de exportação. Observando a tendência mundial de formação de redes e partindo do ponto de vista apresentado pela literatura de que esta ação se trata de uma estratégia eficiente e eficaz, questiona-se se no Brasil os consórcios estão sendo utilizados como uma ferramenta estratégica para a obtenção de inovações. Nessa via, o presente artigo, de natureza quantitativa, propõe-se a investigar, no contexto brasileiro, a correlação entre as atividades do consórcio e a aquisição de inovações a partir de levantamentos realizados com empresas de diferentes consórcios e setores da economia. As análises foram realizadas por meio do Software SPSS17, sendo verificado o coeficiente de Correlação de Pearson nas relações entre consórcio de exportação e inovações tecnológicas. Os resultados apontaram que há baixa correlação entre as duas variáveis, indicando que possivelmente os consórcios de exportação não são bem explorados como ferramentas estratégicas para a obtenção de inovações.
Citação ABNT:
CARPES, A. M.; SCHERER, F. L.; CARVALHO, B. M.; CARPES, G. M.; BEURON, T. A. Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 12, n. 1, p. 0-0, 2013.
Citação APA:
Carpes, A. M., Scherer, F. L., Carvalho, B. M., Carpes, G. M., & Beuron, T. A. (2013). Análise dos consórcios de exportação como ferramenta estratégica para a obtenção de inovações às empresas integrantes. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 12(1), 0-0.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37583/analise-dos-consorcios-de-exportacao-como-ferramenta-estrategica-para-a-obtencao-de-inovacoes-as-empresas-integrantes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português