A importância e a aplicação da pesquisa operacional nos cursos de graduação em administração Outros Idiomas

ID:
37596
Resumo:
Este artigo tem como objetivo se aprofundar no estudo da Pesquisa Operacional (PO) e os seus benefícios para a tomada de decisão, bem como analisar a evolu- ção e a aplicação da PO, como disciplina, nos Currículos dos Cursos de Graduação em Administração das Universidades Federais brasileiras. Para isso, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, do tipo histórica e comparativa e de natureza qualitativa. Como resultado, nota-se a importância da aplicação das ferramentas da PO no ambiente empresarial para a tomada de decisão do Administrador. Além disso, comprova-se a obrigatoriedade legal da disciplina de PO nos Currículos dos Cursos de Administração a partir de 2004. Assim, levantaram-se os dados das Universidades Federais brasileiras sobre a existência e a obrigatoriedade desta disciplina. Concluiu-se que, apesar da obrigatoriedade, apenas 44% delas oferecem essa cadeira, e que a Região Sul é onde a disciplina é mais trabalhada, representando 67%; ainda, em 83% das instituições desta Região, a disciplina consta na grade curricular dos cursos como obrigatória.
Citação ABNT:
BARCELOS, B. O.; EVANGELISTA, M. L. S.; SEGATTO, S. S. A importância e a aplicação da pesquisa operacional nos cursos de graduação em administração. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 11, n. 2, p. 381-406, 2012.
Citação APA:
Barcelos, B. O., Evangelista, M. L. S., & Segatto, S. S. (2012). A importância e a aplicação da pesquisa operacional nos cursos de graduação em administração. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 11(2), 381-406.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37596/a-importancia-e-a-aplicacao-da-pesquisa-operacional-nos-cursos-de-graduacao-em-administracao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português