Análise da concentração dos setores de criação, de abate e de processamento da carne de suínos no oeste do Paraná Outros Idiomas

ID:
37602
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar a concentração da cadeia agroindustrial de suínos do Oeste do Estado do Paraná, Brasil. Utilizou-se como metodologia a coleta de dados secundários sobre a criação e agroindustrialização de suínos, e o Quociente Locacional e o Coeficiente de Gini Locacional para identificar os municípios mais especializados nessa atividade na região. A suinocultura esteve sempre presente nas atividades produtivas desta região. Em 1970 era uma das principais atividades econômicas. Nesse mesmo ano, essa região era responsável por 29,15% dos suínos abatidos e vendidos no Paraná, e 6,48% do Brasil. Em 1985 a participação dessa região era de 54,44% e de 8,75%, respectivamente. Os dados mostram que o Estado do Paraná apresentou expressivo crescimento da atividade de criação e abate de suínos nas ultimas décadas, com 373% de aumento no abate de suínos entre 1994 e 2008, sendo o Oeste Paranaense a principal região do Estado nessa atividade. Nessa região, o número de empregados formais na atividade de criação de suínos cresceu 511,1%, e na atividade de abate de suínos cresceu 364,6% entre 1994 e 2008. Além disso, os resultados apontam elementos suficientes para que o setor de abate de suínos seja considerado um cluster produtivo, com forte indício para a existência de eficiência coletiva.
Citação ABNT:
WILLERS, E. M.; ALVES, L. R.; STADUTO, J. A. R.; GERMANN, C. Análise da concentração dos setores de criação, de abate e de processamento da carne de suínos no oeste do Paraná. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 11, n. 1, p. 103-130, 2012.
Citação APA:
Willers, E. M., Alves, L. R., Staduto, J. A. R., & Germann, C. (2012). Análise da concentração dos setores de criação, de abate e de processamento da carne de suínos no oeste do Paraná. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 11(1), 103-130.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37602/analise-da-concentracao-dos-setores-de-criacao--de-abate-e-de-processamento-da-carne-de-suinos-no-oeste-do-parana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português