Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês Outros Idiomas

ID:
37609
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar o comércio de carne de frango e derivados entre o Brasil e a China, considerando o mercado atual e as perspectivas para os próximos anos. O método utilizado foi a revisão bibliográfica e a análise de dados secundários de diversas fontes, associadas à Teoria da Orientação para o Mercado e à Teoria de Cadeias de Valor, segundo o modelo proposto por Grunert et al. (2005). Atualmente, a China é a principal parceira comercial do Brasil no mercado internacional, mas considerando a carne de frango e derivados, em que o Brasil é o maior exportador mundial e a China o segundo maior consumidor, ainda não se estabeleceu relação comercial efetiva. Para que o comércio de produtos da avicultura entre os dois países se concretize, é necessário ampliar os acordos comerciais uni e bilaterais, definir as exigências higiênico-sanitárias, determinar a demanda chinesa e a oferta de frango brasileiro a ser negociada, e garantir a manutenção dos preços competitivos nas negociações. Considerando-se as teorias utilizadas, conclui-se que o Brasil apresenta plenas condições para se firmar como um dos principais fornecedores de carne de frango para a China, mas para isso devem ocorrer ajustes nas negociações e acordos comerciais entre os dois países.
Citação ABNT:
FRAZZON, E. M.; KITZBERGER, J.; WINCK, C. A.; MACHADO, J. A. D. Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 10, n. 2, p. 241-268, 2011.
Citação APA:
Frazzon, E. M., Kitzberger, J., Winck, C. A., & Machado, J. A. D. (2011). Avicultura brasileira: perspectivas para o mercado consumidor chinês. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 10(2), 241-268.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37609/avicultura-brasileira--perspectivas-para-o-mercado-consumidor-chines/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português