Desafios para a articulação de um Sistema Agroalimentar Local no agronegócio brasileiro da maçã: o caso da região dos Campos de Cima da Serra Outros Idiomas

ID:
37651
Resumo:
A cadeia produtiva da maçã nos Campos de Cima da Serra passa por um esgotamento da atual matriz produtiva, o que gera uma demanda por novas estratégias que proporcionem vantagens competitivas sustentáveis. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi identificar as dificuldades que inibem a efetiva formação de um Sistema Agroalimentar Local na pomicultura da região dos Campos de Cima da Serra para obtenção de vantagens competitivas sustentáveis. Com base nos dados e informações coletadas e analisadas, pode-se concluir que a referida região possui condições favoráveis ao desenvolvimento de um Sial, haja vista ter em sua territorialidade uma série de elementos que o configuraria como tal. Entretanto, a visão imediatista dos agentes dificulta que se tenha um comportamento de cooperação, como prega a abordagem de Sial, fazendo com que não se consiga uma situação de vantagem competitiva.
Citação ABNT:
MALAFAIA, G. C.; CAMARGO, M. E.; AZEVEDO, D. B.; SANHUEZA, R. M. V. Desafios para a articulação de um Sistema Agroalimentar Local no agronegócio brasileiro da maçã: o caso da região dos Campos de Cima da Serra. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 8, n. 1, p. 113-134, 2009.
Citação APA:
Malafaia, G. C., Camargo, M. E., Azevedo, D. B., & Sanhueza, R. M. V. (2009). Desafios para a articulação de um Sistema Agroalimentar Local no agronegócio brasileiro da maçã: o caso da região dos Campos de Cima da Serra. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 8(1), 113-134.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37651/desafios-para-a-articulacao-de-um-sistema-agroalimentar-local-no-agronegocio-brasileiro-da-maca--o-caso-da-regiao-dos-campos-de-cima-da-serra/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português