Gestão de custos e gestão logística: o papel dos sistemas de informação Outros Idiomas

ID:
37752
Resumo:
O objetivo principal deste trabalho foi analisar a relação entre três construtos: Sistemas de Informação, Gestão de Custos e Gestão Logística. A coleta de dados se deu por meio de uma survey, em que a amostra final foi representada por 183 Micro e Pequenas Empresas (MPE) situadas na cidade de Uberlândia/MG. Os dados foram tratados com base na Análise Fatorial Confirmatória e, para os testes de hipóteses, foi aplicada a Modelagem por Equações Estruturais, complementada com a análise gráfica e estatística descritiva. Os principais resultados apontaram indícios de que as MPE apresentaram baixos indicadores de uso para os três construtos analisados, o que, apesar de não ser o desejável, se mostrou alinhado com estudos anteriores. Por outro lado, o modelo teórico proposto mostrou significativa aderência ao particular contexto das empresas pertencentes à amostra, em que relações positivas e significativas foram evidenciadas entre: i) a intensidade do uso de Sistemas de Informação e a Gestão de Custos; e ii) a intensidade do uso de Sistemas de Informação e a Gestão Logística.
Citação ABNT:
MALAQUIAS, F. F. O.; MALAQUIAS, R. F. Gestão de custos e gestão logística: o papel dos sistemas de informação. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 4, n. 2, p. 93-111, 2014.
Citação APA:
Malaquias, F. F. O., & Malaquias, R. F. (2014). Gestão de custos e gestão logística: o papel dos sistemas de informação. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 4(2), 93-111.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37752/gestao-de-custos-e-gestao-logistica--o-papel-dos-sistemas-de-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português