ANDRÉ, Marli E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
BORGES, Mauro; HOPPEN, Norberto; LUCE, Fernando Bins. Information technology impact on market orientation in e-business. Journal of Business Research, Athens, GA, USA, v. 62, p. 883-890, set. 2009.
BOYATZIS, Richard E. The competent manager: a model for effective performance. New York: John Wiley& Sons, 1982.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 3. ed. Campinas: Papirus, 1996.
DIAS, Miriam Fernandes Xavier. Qualidade na educação. Vértices, Campos dos Goytacazes, RJ, v. 3, n. 1, p. 1-20, 2001.
DONEL, Flavia et al. Qualidade na Educação. In: COBENGE CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 24, 2001, Uberlândia. Anais..., Uberlândia, MG: UFU, 2001.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Brasília: MEC/INEP, 2007.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Cad. Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
EDUARDO, Tomé. Moçambique: a prestação efectiva de serviços públicos no sector da Educação. África do Sul: Open Society Foundations, 2012.
ESTEVÃO, Carlos. Gestão estratégica nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1998. (Cadernos de Organização e Gestão Curricular).
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC, Rio de Janeiro, p.183-196, 2001. Edição Especial.FONTANIVE, Nilma Santos; KLEIN, Rubén. O efeito da capacitação docente no desempenho dos alunos: uma contribuição para a formulação de novas políticas públicas de melhoria na qualidade da educação básica. Revista Iberoamericana de Evolução Educativa, Portugal, v. 3, n. 3, p. 62-89, 2010.
FREITAS, Wesley R. S.; JABBOUR, Charbel J. C. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Estudo & Debate, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA: QUALIDADE NA APRENDIZAGEM, COEB, 1., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: COEB, 2013.
GARCIA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 51-76.
GARVIN, David A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
GOLIAS, Manuel. Sistema de ensino em Moçambique, passado e presente. Moçambique: Escolar, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2013.
LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1996.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 406-423, set./dez. 2006. MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Cultura de Moçambique. Plano estratégico de educação 20122016. Maputo: MEC, 2012.
MOÇAMBIQUE. Ministério da Educação e Cultura de Moçambique. Plano estratégico de educação 20122016. Maputo: MEC, 2012.
NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Ana Margarida Massa de. Experiências de supervisão pedagógica: contributos para o desenvolvimento profissional dos professores cooperantes do 1º Ciclo do Ensino Básico. 2010. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 2010.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAUJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-23, abr. 2005.
PERRENOUD, Philip. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2004.
SLLIS, Edward. Totalquality management in education. 3. ed. London: Kongan Page, 2002.
STEPHEUS, David. Quality of basic education. [2003]. Paper for EFA Global Monitoring Report. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2015.
XAVIER, António Carlos da R. A gestão da qualidade e a excelência dos serviços educacionais: custos e benefícios de sua implantação. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1996.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZULLIAN, Margaret Simon; FREITAS, Soraia Napoleão. Formação de professores na educação inclusiva: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 18, 2001.