Social Disclosuree retornos anormais: um estudo de eventos em empresas brasileiras abertas no período de 2005 a 2012

ID:
37932
Resumo:
O presente estudo investiga se o evento da divulgação da informação social é determinante para melhoria do retorno acionário das empresas brasileiras de capital aberto. Foram analisadas 49 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, que divulgaram relatórios de responsabilidade social no período de 2005 a 2012, totalizando 254 observações. Os níveis de social disclosure foram mensurados por um índice (ISD), baseado em Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004), que avalia as informações através de 13 indicadores. Os resultados encontrados apontaram que, para as empresas de maior ISD há uma tendência de maiores retornos, sobretudo imediatamente após a divulgação da informação. Os referidos resultados foram corroborados ao nível de significância de 5%, indicando que empresas com maiores níveis de social disclosure tendem a apresentar retornos anormais acumulados positivos e estatisticamente significantes.
Citação ABNT:
GONÇALVES, R. S.; BARBOSA, N. M.; BARROSO, C. R. Social Disclosuree retornos anormais: um estudo de eventos em empresas brasileiras abertas no período de 2005 a 2012. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 9, n. 24, p. 56-70, 2015.
Citação APA:
Gonçalves, R. S., Barbosa, N. M., & Barroso, C. R. (2015). Social Disclosuree retornos anormais: um estudo de eventos em empresas brasileiras abertas no período de 2005 a 2012. Revista de Contabilidade e Organizações, 9(24), 56-70.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i24.81136
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/37932/social-disclosuree-retornos-anormais--um-estudo-de-eventos-em-empresas-brasileiras-abertas-no-periodo-de-2005-a-2012/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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