Título Inglês:
Conception of assets: a study about the comprehension of the students from accounting Graduation Course From UFERSA
Título Espanhol:
Concepción de activos: un estudio acerca de la comprensión de los estudiantes de pregrado en Ciencias Contables de la UFERSA
Resumo:
Na Contabilidade, as contas de ativo têm assumido diversas compreensões em razão dos aspectos teóricos e normativos. O estudo objetivou investigar a concepção dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA sobre os ativos. Para tanto, adotou-se a pesquisa de campo, com a aplicação de um instrumento de coleta, tratando sobre o perfil dos discentes, apresentando informações gerais sobre ativos (definição, reconhecimento, mensuração e evidenciação) e o processo de classificação desses itens (circulante, não circulante, tangível, intangível), tanto sob o aspecto teórico como normativo. A pesquisa observa uma amostragem não probabilística por acessibilidade, que resultou em 128 questionários válidos. Os dados obtidos foram tabulados no software SPSS 19.0®, de modo a subsidiar a análise exploratória e o uso da análise descritiva. O estudo revela a predominância de jovens, entre 16 e 24 anos, do gênero feminino no curso. Os respondentes, que já cursaram a disciplina de “Teoria da Contabilidade”, indicam compreender a definição dos ativos sob a perspectiva normativa, enquanto que os demais seguem a linha teórica. Quanto ao reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos, os discentes associam seus conhecimentos ao conteúdo do CPC 00-R1. De modo geral, apresentam dificuldade de diferenciar, adequadamente, os itens patrimoniais e de resultado, bem como de classificá-los em circulante, não circulante, tangível e intangível.
Resumo Inglês:
The assets have taken several accounting concepts because of theoretical and normative aspects in Accounting. The study aimed to investigate the Accounting Graduation Course students’ conception about the Assets. In fact, field research was used with the application of a collection instrument dealing about the students’ profile, showing general information about Assets (definition, acknowledgment, mensuration and disclosure) and the classification process of these items (current, fixed (noncurrent), tangible and intangible assets) both under theoretical and normative aspects. The research observes nonprobability sampling by accessibility, which had as result 128 valid questionnaires. The data obtained were charted on SPSS 19.0® software (Statistical Package for the Social Sciences 19.0®) in order to support the exploratory data analysis and the use of descriptive analysis. Data indicate that women aged between 16 and 24 years old are predominant in the course. Students, who have already attended the “Accounting Theory” class, understand the definitions of Assets under the normative view while others follow the theoretical discussion line. As to acknowledgement, mensuration and disclosure assets, students mingle their knowledge under the CCP 00 R-1 (Code of Civil Procedure 00 R-1) Generally, they have difficulty distinguishing appropriately the balance sheet and income statements, as well as to classify them into current, fixed (noncurrent), tangible and intangible
Resumo Espanhol:
En la contabilidad, las cuentas de activos han asumido diferentes interpretaciones debido a aspectos teóricos y normativos. Este estudio tuvo como objetivo investigar la concepción de los estudiantes de pregrado en Ciencias Contables de la UFERSA sobre los activos. Con este fin, hemos adoptado a la investigación de campo con la implementación de un instrumento de recolección de datos, tratando del perfil de los estudiantes, presentando informaciones generales sobre activos (definición, reconocimiento, medición y revelación) y el proceso de clasificación de tales ítems (circulante, no circulante, tangible, intangible), tanto bajo el aspecto teórico como el normativo. La pesquisa observa un muestreo no probabilístico por accesibilidad, lo que resultó en 128 cuestionarios válidos. Los datos fueron tabulados utilizando el software SPSS 19.0 ® con el fin de apoyar el análisis exploratorio y el uso del análisis descriptivo. El estudio muestra el predominio de los jóvenes de entre 16 y 24 años de edad, del género femenino en el curso. Los encuestados que ya habían estudiado el tema "Teoría de la Contabilidad", indican entender la definición de los activos bajo la perspectiva normativa, mientras que los otros siguen la línea teórica. Sobre el reconocimiento, la medición y la divulgación de activos, los estudiantes asocian sus conocimientos al contenido del CPC 00-R1. En general, presentan dificultad para diferenciar adecuadamente los ítems patrimoniales y de resultado, así como clasificarlos en activos circulantes, no circulantes, tangibles e intangibles.
Citação ABNT:
MOURA, L. C. A.; RÊGO, T. F. Concepção de ativos: um estudo sobre a compreensão dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 20-42, 2014.
Citação APA:
Moura, L. C. A., & Rêgo, T. F. (2014). Concepção de ativos: um estudo sobre a compreensão dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFERSA. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 4(2), 20-42.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38202/concepcao-de-ativos--um-estudo-sobre-a-compreensao-dos-discentes-do-curso-de-graduacao-em-ciencias-contabeis-da-ufersa/i/pt-br