Expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento Florestal na Amazônia paraense sob a ótica da nova economia institucional Outros Idiomas

ID:
38203
Resumo:
O presente artigo procura discutir a problemática do desmatamento florestal na Amazônia paraense sob a ótica da Nova Economia Institucional. A discussão sobre fronteira, instituições e mecanismo(s) de governança é importante para estruturar um panorama histórico-institucionalista sobre este tema. Observa-se que o aparato legislativo contido na chamada Operação Amazônia deu origem a Amazônia Legal, ou seja, a fronteira é uma instituição produto da criação do Estado. A hipótese básica é que a expansão da fronteira agropecuária é o elemento central do desmatamento florestal na Amazônia paraense, além de que esse avanço engloba, também, outros fatores ligados diretamente ao avanço do progresso econômico capitalista, tais como: crescimento econômico, incremento do rebanho bovino, estrutura fundiária concentrada, especulação sobre o preço da terra, crédito rural, Instituições, dentre outros. Entretanto, a principal atividade causadora do desmatamento florestal na Amazônia paraense continua sendo a pecuária de corte em regime extensivo. Nesta pesquisa, constatou-se que os mecanismos de governança adotados nas políticas federais e estaduais de gestão ambiental criados para combater o desmatamento florestal, fundamentalmente, como os investimentos direcionados para a fiscalização, licenciamento e a rastreabilidade da cadeia bovina, contribuem de maneira eficaz para a redução do desmatamento na região.
Citação ABNT:
CARVALHO, A. C.; CARVALHO, D. F.; SERRA, M. A.; SILVEIRA, J. M. F. J. Expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento Florestal na Amazônia paraense sob a ótica da nova economia institucional . Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 43-75, 2014.
Citação APA:
Carvalho, A. C., Carvalho, D. F., Serra, M. A., & Silveira, J. M. F. J. (2014). Expansão da fronteira agropecuária e a dinâmica do desmatamento Florestal na Amazônia paraense sob a ótica da nova economia institucional . Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 4(2), 43-75.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38203/expansao-da-fronteira-agropecuaria-e-a-dinamica-do-desmatamento-florestal-na-amazonia-paraense-sob-a-otica-da-nova-economia-institucional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português