Motivação para aprendizagem no curso de ciências contábeis: um estudo comparativo entre alunos da modalidade presencial e a distância, referente à disciplina de controladoria Outros Idiomas
Título Inglês:
Motivation for learning in higher course of accounting sciences: a comparative study between students of present mode and students of distance mode, as to the discipline of controllership
Título Espanhol:
Motivación para aprendizaje en el curso de contabilidad: un estudio comparativo entre estudiantes del curso presencial y del curso en modo a distancia, en la disciplina de controle de gestión
Resumo:
O presente estudo teve por objetivo geral analisar, comparativamente, como fatores relacionados à idade, ao gênero, à existência de experiência profissional na área contábil, o tempo relativo àquela experiência e o período/etapa em que o aluno, da modalidade presencial e a distância, se encontra no curso Ciências Contábeis poderiam constituir-se em direcionadores da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria. A partir da aplicação da análise de regressão linear, pelo método stepwise, foram identificadas duas modelagens matemáticas explicativas da motivação daqueles discentes. Entre outras evidências, foi observado que, tanto nos alunos do curso presencial quanto os alunos do curso a distância, a idade foi o principal determinante da motivação para cursar a disciplina de Controladoria. Também, foi observado que fatores relacionados à experiência profissional dos discentes integrantes da amostra dessa pesquisa exercem influências distintas em relação à modalidade de ensino frequentada por cada um dos dois grupos investigados. No caso dos alunos do curso presencial, o tempo de experiência profissional na área contábil tem um comportamento inverso à motivação. Dentre os alunos do curso a distância, o tempo de experiência profissional na área contábil não foi considerado estatisticamente significativo, porém, a simples existência de algum tipo de experiência profissional naquela área constituiu-se em um fator determinante da sua motivação para cursar a disciplina de Controladoria, independentemente do tempo dessa experiência.
Resumo Inglês:
The present study was aimed at analyzing, comparatively, general factors related to age, gender, existence of professional experience in accounting, time and experience relative to that period/stage in which the student, the classroom mode and the distance mode, is in the course Accounting could form themselves into drivers of their motivation to take the discipline of Controllership. From the application of linear regression analysis, stepwise, two explanatory mathematical modeling of the motivation of those students were identified. Among other evidence, it was noted that both students of present mode as students of distance mode, age was the main determinant of motivation to take the course the discipline of Controllership. Was also observed that factors related to the experience of the students included in the sample of this study exert distinct influences in relation to the type of education attended by each of the two groups investigated. For students of present mode, the length of professional experience in the accounting field has an inverse behavior to motivation. Among the students of the distance mode, the length of professional experience in accounting was not considered statistically significant, however, the mere existence of some kind of professional experience in that area constituted a determining factor in their motivation to take the course the discipline of Controllership, regardless of the time of this experience.
Resumo Espanhol:
El presente estudio tuvo como objetivo analizar, comparativamente, la relación del edad, el género, la existencia de una experiencia profesional en contabilidad, el tiempo en relación a la experiencia y el período/fase en que el estudiante, em la modalidad presencial y el modo a distancia, se encuentra en el curso de contabilidad podrían constituirse en factores de su motivación para cursar la disciplina de Controle de Gestión. A partir de la aplicación del análisis de regresión lineal, paso a paso, se identificaron dos modelos matemáticos explicativos de la motivación de los estudiantes. Entre otros factores, se observó que, tanto los estudiantes del curso presencial como lós estudiantes del curso a distancia, la edad es el principal factor determinante de la motivación para tomar el curso de Controle de Gestión. Se observó también que los factores relacionados con la experiencia de los estudiantes en la muestra de este estudio ejercen influencias distintas en relación con el tipo de curso que asistieron a cada uno de los dos grupos investigados. Para los estudiantes del curso presencial, la duración de la experiencia profesional en el campo de la contabilidad tiene un comportamiento inverso a la motivación. Entre los estudiantes Del modo a distancia, la duración de la experiencia profesional en contabilidad no se consideró estadísticamente significativo, sin embargo, la mera existencia de algún tipo de experiencia profesional en este ámbito de la contabilidad constituye un factor determinante en su motivación para tomar el curso Controle de Gestión, independientemente de la duración de esta experiencia.
Citação ABNT:
CARMO, C. R. S.Motivação para aprendizagem no curso de ciências contábeis: um estudo comparativo entre alunos da modalidade presencial e a distância, referente à disciplina de controladoria. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 76-95, 2014.
Citação APA:
Carmo, C. R. S.(2014). Motivação para aprendizagem no curso de ciências contábeis: um estudo comparativo entre alunos da modalidade presencial e a distância, referente à disciplina de controladoria. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 4(2), 76-95.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38204/motivacao-para-aprendizagem-no-curso-de-ciencias-contabeis--um-estudo-comparativo-entre-alunos-da-modalidade-presencial-e-a-distancia--referente-a-disciplina-de-controladoria/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo