Título Inglês:
Qualitative characteristics of accounting information: a study of the perception of conclusive course of Accounting Sciences from UFCG
Título Espanhol:
Características cualitativas de la información contable: un estudio de la percepción de los concluyente de Curso de Contabilidad del UFCG
Resumo:
O objetivo da contabilidade é fornecer aos usuários informações capazes de fundamentar e tornar mais confiável a tomada de decisão. Para tanto, faz-se necessário que tais informações estejam dotadas de características que lhe concedam qualidade. O presente trabalho objetivou analisar se para os alunos concludentes do curso de ciências contábeis da UFCG campus Sousa, a forma de apresentação das informações contábeis e a presença das características qualitativas nestas, geravam impacto/influência na tomada de decisão, buscou-se ainda avaliar, na percepção dos respondentes o grau de importância de cada característica. A pesquisa foi aplicada junto a 40 concludentes, amostra essa não probabilística e por acessibilidade, através de um questionário onde as questões estavam dispostas de duas formas: primeiramente com a ausência das características induzindo o respondente a tomar uma decisão, e posteriormente com a presença das características, de modo, a avaliar se desta forma haveria alguma mudança na tomada de decisão; havia também uma escala, por meio da qual, era possível atribuir o grau de importância a cada característica. Por meio da análise dos dados, foi possível concluir que a forma de apresentação e a presença das características qualitativas da informação contábil impactam na tomada de decisão, e que os concludentes apresentaram um nível de conhecimento satisfatório a cerca das características qualitativas e no geral julgam estas como importantes ou muito importantes.
Resumo Inglês:
The purpose of accounting is to provide information to users able to motivate and to make more reliable decision making. Therefore, it is necessary that such information be provided with features that grant you quality. The present study aimed to examine whether the conclusive students of accounting sciences campus UFCG Sousa, the form of presentation of financial information and the presence of these quality characteristics, generate impact / influence in decision making, we sought to further evaluate the respondents perception of the degree of importance of each characteristic . The research was applied along the 40 conclusive, this non-probability sample and accessibility through a questionnaire in which the questions were arranged in two ways: first by the absence of features induce the respondent to make a decision, and later with the presence of characteristics, in order to assess whether this way there would be any change in decision making; was also a scale, whereby it was possible to assign the degree of importance to each characteristic. Through data analysis, it was concluded that the presentation and the presence of the qualitative characteristics of accounting information impact on decision making, and that conclusive showed a satisfactory level of knowledge about the qualitative features and overall judge these as important or very important.
Resumo Espanhol:
El propósito de la contabilidad es proporcionar información a los usuarios capaces de motivar y hacer la toma de decisiones más fiable. Por lo tanto, es necesario que dicha información se proporcionará con las características que le conceda la calidad. El presente estudio tuvo como objetivo examinar si los estudiantes concluyentes de las ciencias de la escuela de contabilidad UFCG Sousa, la forma de presentación de la información financiera y la presencia de estas características de calidad, generan impacto / influencia en la toma de decisiones, hemos tratado de evaluar más a fondo la percepción de los encuestados, el grado de importancia de cada característica. La investigación se aplicó a lo largo del 40 concluyentes, esta muestra no probabilística y la accesibilidad a través de un cuestionario en el que las preguntas se organizaron en dos sentidos: en primer lugar por la ausencia de características inducir al entrevistado a tomar una decisión, y más tarde con la presencia de características, con el fin de evaluar si esta forma no habría ningún cambio en la toma de decisiones; Hubo también una escala, mediante la cual fue posible asignar el grado de importancia de cada característica. A través del análisis de datos, se concluyó que la forma de presentación y la presencia de las características cualitativas de la información contable impacto en la toma de decisiones, y que concluyente mostraron un nivel satisfactorio de conocimientos acerca de las características cualitativas y juez general estos como importante o muy importante.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, F. D. C.; BATISTA, F. F.; ALBUQUERQUE, L. S.; PEREIRA, G. M. Características qualitativas da informação contábil: um estudo da percepção dos concludentes do Curso de Ciências Contábeis da UFCG. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 96-113, 2014.
Citação APA:
Oliveira, F. D. C., Batista, F. F., Albuquerque, L. S., & Pereira, G. M. (2014). Características qualitativas da informação contábil: um estudo da percepção dos concludentes do Curso de Ciências Contábeis da UFCG. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 4(2), 96-113.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38205/caracteristicas-qualitativas-da-informacao-contabil--um-estudo-da-percepcao-dos-concludentes-do-curso-de-ciencias-contabeis-da-ufcg/i/pt-br