A contabilidade como instrumento de gestão dos estabelecimentos rurais Outros Idiomas

ID:
38207
Resumo:
O objetivo do estudo é identificar o uso da contabilidade como instrumento de gestão das propriedades rurais. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, de levantamento e de natureza quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário com 150 produtores rurais do município de Erval Grande - RS. Constatou-se que a maioria das propriedades rurais é de pequeno porte, com até 50 hectares de terra e com a predominância da mão de obra familiar, em que o faturamento anual para 67% da amostra é de até R$ 24.000,00. Verificou-se que 61% dos produtores rurais entrevistados não separam seus gastos particulares dos gastos com as atividades rurais. Para 56% dos entrevistados os preços dos produtos comercializados são definidos pela cooperativa ou empresa compradora e 48% desconhecem os objetivos e as finalidades da contabilidade. Os resultados gerais evidenciam a necessidade do reconhecimento dos objetivos da contabilidade pelos gestores rurais e da utilização da contabilidade como um instrumento de apoio à gestão das propriedades rurais, tendo em vista a carência identificada pelo estudo.
Citação ABNT:
KRUGER, S. D.; GLUSTAK, E.; MAZZIONI, S.; ZANIN, A. A contabilidade como instrumento de gestão dos estabelecimentos rurais. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 4, n. 2, p. 134-153, 2014.
Citação APA:
Kruger, S. D., Glustak, E., Mazzioni, S., & Zanin, A. (2014). A contabilidade como instrumento de gestão dos estabelecimentos rurais. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 4(2), 134-153.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38207/a-contabilidade-como-instrumento-de-gestao-dos-estabelecimentos-rurais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português