Apuração de fatores não-controláveis: um estudo sobre as ações da empresa rubi engenharia em prol da redução dos efeitos negativos Outros Idiomas

ID:
38240
Resumo:
Esta pesquisa eminentemente qualitativa, discute os aspectos relacionados aos fatores não-controláveis pela organização. Elaborada na forma de estudo de caso junto a Rubi Engenharia, empresa de porte médio com atuação no Rio de Janeiro, esta pesquisa tem como objetivo responder o seguinte problema: De que forma a empresa administra o seu negócio em prol da redução dos efeitos negativos dos fatores não-controláveis? Constatou-se que na empresa estudada os itens não-controláveis estão relacionados a mão-de-obra, a demanda de matéria-prima, a preferência do cliente, ao preço do produto, a eventos da natureza, a tumultos e greves e a interdependência. Os achados mais relevantes é que apesar da não-controlabilidade de tais itens, ações são tomadas ex-ante com intuito de minimizar o impacto negativo de tais acontecimentos. No entanto, a empresa toma decisões ex-post, porém em menor escala, corroborando assim com a ideia de Merchant e Van Der Stede, onde as medidas encontradas para minimizar os custos desses efeitos não-controláveis são através do planejamento, treinamento, estudo de viabilidade e de mercado ainda que isso não garanta uma precisão no controle dos resultados visto a gama de variáveis externas.
Citação ABNT:
PINTO, L. J. S.; FALCÃO, D. F.; LUSTOSA, P. R. B. Apuração de fatores não-controláveis: um estudo sobre as ações da empresa rubi engenharia em prol da redução dos efeitos negativos. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 109-123, 2013.
Citação APA:
Pinto, L. J. S., Falcão, D. F., & Lustosa, P. R. B. (2013). Apuração de fatores não-controláveis: um estudo sobre as ações da empresa rubi engenharia em prol da redução dos efeitos negativos. Reunir: Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade, 3(2), 109-123.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38240/apuracao-de-fatores-nao-controlaveis--um-estudo-sobre-as-acoes-da-empresa-rubi-engenharia-em-prol-da-reducao-dos-efeitos-negativos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português