Título Inglês:
Strategic management and creative industry: a discussion on resources and capabilities in music groups
Resumo:
A indústria criativa vem crescendo continuamente em diversos países e a produção musical responde por grande parte desse crescimento. Considerando tal fenômeno, este ensaio versa sobre a produção musical, especificamente o rock, a partir da Visão Baseada nos Recursos da Firma (VBR), utilizando-se da analogia como método de argumentação e estabelecendo como parâmetros comparativos os ativos tangíveis, ativos intangíveis e capacidades – conceitos da VBR. Mudanças no cenário cultural promovidas por inovações tecnológicas e pela internet têm aberto novas possibilidades para artistas-empreendedores; como resultado, há uma clara necessidade de esses atores repensarem sua realidade e seus objetivos nesse contexto. Este ensaio argumenta que a ideia da banda como uma organização que opta por um conjunto de recursos e desenvolve capacidades para atingir objetivos estratégicos certamente contribui para essa tarefa.
Resumo Inglês:
Thecreative industryhas been growing continuallyin many countriesand musical productionaccounts formuch of this growth. Considering this phenomenon, this essay approaches musical production, specificallyrock music,through the Resource-Based Viewof the Firm (RBV) by means of analogiesas an argumentation resource and,setting ascomparative parameters, the tangible andintangible assets andcapabilities, concepts of the RBV.Changes in thecultural scenariopromotedby technological innovationand the internet haveopened new possibilities for artistentrepreneurs;as a result there isa clear need for them torethinktheir reality and purpose. This essay argues that the idea ofa bandas an organization thatchooses foraset of resources and develops capabilities toachieve strategic goalscertainly contributes tothis task.
Citação ABNT:
LIMA, A. C.; SILVEIRA, J. A. G.; MATOS, F. R. N.; XAVIER, A. M. Administração estratégica e indústria criativa: uma discussão sobre recursos e capacidades em grupos musicais. Revista Ciências Administrativas, v. 20, n. 2, p. 505-527, 2014.
Citação APA:
Lima, A. C., Silveira, J. A. G., Matos, F. R. N., & Xavier, A. M. (2014). Administração estratégica e indústria criativa: uma discussão sobre recursos e capacidades em grupos musicais. Revista Ciências Administrativas, 20(2), 505-527.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38373/administracao-estrategica-e-industria-criativa--uma-discussao-sobre-recursos-e-capacidades-em-grupos-musicais/i/pt-br