Administração estratégica e indústria criativa: uma discussão sobre recursos e capacidades em grupos musicais Outros Idiomas

ID:
38373
Resumo:
A indústria criativa vem crescendo continuamente em diversos países e a produção musical responde por grande parte desse crescimento. Considerando tal fenômeno, este ensaio versa sobre a produção musical, especificamente o rock, a partir da Visão Baseada nos Recursos da Firma (VBR), utilizando-se da analogia como método de argumentação e estabelecendo como parâmetros comparativos os ativos tangíveis, ativos intangíveis e capacidades – conceitos da VBR. Mudanças no cenário cultural promovidas por inovações tecnológicas e pela internet têm aberto novas possibilidades para artistas-empreendedores; como resultado, há uma clara necessidade de esses atores repensarem sua realidade e seus objetivos nesse contexto. Este ensaio argumenta que a ideia da banda como uma organização que opta por um conjunto de recursos e desenvolve capacidades para atingir objetivos estratégicos certamente contribui para essa tarefa.
Citação ABNT:
LIMA, A. C.; SILVEIRA, J. A. G.; MATOS, F. R. N.; XAVIER, A. M. Administração estratégica e indústria criativa: uma discussão sobre recursos e capacidades em grupos musicais. Revista Ciências Administrativas, v. 20, n. 2, p. 505-527, 2014.
Citação APA:
Lima, A. C., Silveira, J. A. G., Matos, F. R. N., & Xavier, A. M. (2014). Administração estratégica e indústria criativa: uma discussão sobre recursos e capacidades em grupos musicais. Revista Ciências Administrativas, 20(2), 505-527.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português