Ecossistema terra preta - recriar o que já foi criado A terra preta dos indios da Amazônia Outros Idiomas

ID:
38535
Resumo:
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta para recriar a terra preta dos índios da Amazônia. O foco da proposta é a criação de uma cidade cientifica na Amazônia, onde universidades privadas associadas a instituições de pesquisa nacionais e internacionais e empresas interessadas na produção de conhecimentos oriundos de espécimes amazônicos pudessem trabalhar em conjunto. O fenômeno da terra-preta é apresentado na sessão 1, seguido das características da terra preta, como a alta produtividade, que possibilita a geração de excedentes de alimentos significativos e a propriedade de reter carbono, considerada benéfica para minorar o efeito do aquecimento global. A terra-preta apresenta também como característica distintiva uma alta capacidade para retenção de carbono considerada essencial no combate ao efeito estufa. Por sua alta produtividade o cultivo de alimentos em solos onde a terra-preta é predominante pode gerar significativos excedentes de alimentos o que possibilita a geração de renda para os produtores envolvidos no cultivo. Concluímos com a proposta da criação de uma cidade científica onde todos os fatores componentes do ecossistema terra-preta possam ser estudados, compreendidos, transformados e colocados a disposição de um processo de desenvolvimento sustentável.
Citação ABNT:
BASSO, L. F. C.; KIMURA, H. Ecossistema terra preta - recriar o que já foi criado A terra preta dos indios da Amazônia. Revista Ciências Administrativas, v. 14, n. 2, p. 230-250, 2008.
Citação APA:
Basso, L. F. C., & Kimura, H. (2008). Ecossistema terra preta - recriar o que já foi criado A terra preta dos indios da Amazônia. Revista Ciências Administrativas, 14(2), 230-250.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38535/ecossistema-terra-preta---recriar-o-que-ja-foi-criado-a-terra-preta-dos-indios-da-amazonia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português