A burocracia Weberiana na globalização neoliberal Outros Idiomas

ID:
38704
Resumo:
A teoria da Burocracia de Max Weber dedica-se mais à visão burocráticco-funcional organizacional, como a organização vê os recursos humanos e cada unidade empresarial, para alcançar maior eficiência e eficácia, produção e produtividade. O neoliberalismo globalizado, uma nova face do capitalismo que funciona vendo o mundo como um todo orgânico cujo controle é feito pela grandes potências e respectivos governos, sujeitos, eles também aos grupos econômicos e financeiros internacionais. Pretende-se, no presente trabalho, com uma pesquisa bibliográfica, mostrar a relação estreita entre a burocracia weberiana e a globalização neoliberal. Utilizou-se, precisamente, a pesquisa bibliográfica e descritivo-documental com os métodos qualitativos observacional, descritivo e analítico, a técnica da leitura sistemática e a consulta à internet. O resultado foi uma visão geral da teoria weberiana da burocracia e as idéias centrais, de Max Weber, com aplicação na sociedade contemporânea. Conclui-se que a teoria burocrática está ainda em pleno vigor e é aplicado pela maioria das empresas, públicas e privadas, assim como na administração governamental do século XXI, do neoliberalismo globalizado.
Citação ABNT:
LEITE, F. T.A burocracia Weberiana na globalização neoliberal. Revista Ciências Administrativas, v. 11, n. 2, p. 176-186, 2005.
Citação APA:
Leite, F. T.(2005). A burocracia Weberiana na globalização neoliberal. Revista Ciências Administrativas, 11(2), 176-186.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38704/a-burocracia-weberiana-na-globalizacao-neoliberal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português