Missão Organizacional: análise dos Principais Elementos Presentes nas Missões das Empresas Hoteleiras Brasileiras Outros Idiomas

ID:
38851
Resumo:
A missão organizacional é a principal proposta da empresa, pois demonstra para que ela serve, a justificativa de sua existência para a sociedade e a função social que ela exerce. A declaração de missão representa uma potencial ferramenta para a formulação e a implementação da estratégia de uma organização. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo identificar e analisar os principais elementos presentes nas missões das empresas hoteleiras brasileiras associadas à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Efetuou-se um estudo de cunho descritivo, com abordagem quantitativa e análise de conteúdo. A relação dos hotéis investigados foi extraída do website da ABIH, totalizando 2056 empresas hoteleiras. A amostra foi composta por 243 hotéis que divulgaram nele sua missão. Estabeleceu-se o modelo de Pearce II (1982) como indexador de missão efetiva. Os resultados indicam que nenhuma empresa da amostra possui uma missão efetiva, isto é, os hotéis brasileiros fazem a missão por adaptação à sua estrutura ou influência do setor em que estão inseridos. Os indicativos apontam que as empresas pesquisadas utilizam a missão mais como instrumento de propaganda do que de gestão estratégica.
Citação ABNT:
VILAIN, J. F.; SOUZA, P.; LUNKES, R. J. Missão Organizacional: análise dos Principais Elementos Presentes nas Missões das Empresas Hoteleiras Brasileiras. Turismo: Visão e Ação, v. 17, n. 3, p. 691-711, 2015.
Citação APA:
Vilain, J. F., Souza, P., & Lunkes, R. J. (2015). Missão Organizacional: análise dos Principais Elementos Presentes nas Missões das Empresas Hoteleiras Brasileiras. Turismo: Visão e Ação, 17(3), 691-711.
DOI:
10.14210/rtva.v17n3.p691-711
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38851/missao-organizacional--analise-dos-principais-elementos-presentes-nas-missoes-das-empresas-hoteleiras-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico sendo aplicado em unidades de organizações e em profissionais. In: SEMEAD, 5.; 2003, São Paulo. Anais… São Paulo, 2003.

ANLOUI, F.; KARAMI, A. CEOs and development of the meaningful mission statement. Corporate Governance, v. 2, n. 3, p. 13-20, 2002.

AQUINO, P. M. A construção e disseminação da missão nas Instituições de Ensino Superior do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÂO, 27.; 2003, Atibaia. Anais... Atibaia, 2003.

ARAÚJO, M. A.; SOUZA, P.; LUNKES, R. J. Análise dos principais elementos de Pearce II (1982) presentes nas missões organizacionais das universidades públicas do Brasil. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 41.; 2014, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2014.

BAETZ, M. C.; BART, C. K. Developing mission statements which work. Long Range Planning, v. 29, n. 4, p. 526-533, 1996.

BART, C. K.; BAETZ, M. C. The relationship between mission statements and firm performance: an exploratory study. Journal of Management Studies, v. 35, n. 6, p. 823-853, 1998.

BART, C. K.; BONTIS, N.; TAGGAR, S. A model of the impact of mission statements on firm performance. Management Decision, v. 39, n. 1, p. 19-35, 2001.

BART, C. K. The impact of mission statements of firm innovativeness. International Journal of Technology Management, v. 11, n. 5, p. 479-493, 1996.

BARTKUS, B. R.; GLASSMAN, M. Do firms practice what they preach?The relationship between mission statements and stakeholder management. Journal Of Business Ethics, v. 83, n. 2, p. 207-216, 2008.

BARTKUS, B. R.; GLASSMAN, M.; MCAFEE, B. R. Mission statement quality and financial performance. European Management Journal, v. 24, n. 1, p. 86-94, 2006.

BILOSLAVO, R. Web-based mission statements in Slovenian enterprises. Journal for East European Management, v. 9, n. 3, p. 265-278, 2004.

BUSCH, M.; FOLARON, G. Accessibility and clarity of state child welfare agency mission statements. Child Welfare, v. 84, p. 415-430, 2005.

CAMPBELL, A.; YEUNG, S. Creating a sense of mission. Long Range Planning, v. 24, n. 4, p. 10-20, 1991.

COCHRAN, D. S.; DAVID, F. R.; GIBSON, C. K. A framework for developing an effective mission statement. Journal of Business Strategies, v. 25, n. 2, p. 27-39, 2008.

COLLINS, J. C.; PORRAS, J. I. Building your company’s vision. Harvard Business Review, v. 74, p. 65-77, 1996.

DAVID, F. R. How companies define their mission. Long Range Planning, v. 22, n. 1, p. 90- 97, 1989.

DAVID, F. R. Strategic management: concepts and cases. 20. ed. New York: Pearson Prentice Hall, 2009.

DERMOL, V.; BREZNIK, K. Identifying the mission statement’s clusters in Slovenian Economy. Competences, Synergy and International Competitiveness Influence on the Technology Innovation and Industrial Management, 2012.

DESMIDT, S.; PRINZIE, A.; HEENE, A. The level and determinants of mission statement use: a questionnaire survey. International Journal of Nursing Studies, v. 5, n. 10, p. 1433-1441, 2008.

DIEHL, A. A.; TATIM, D. C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

DRUCKER, P. Management: tasks, responsibilities and practices. New York: Harper e Row, 1974.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2009.

GEMMEL, P. Cursus Organisatiebeheer. Academiapress: Gent, 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KEMP, S.; DWYER, L. Mission statements of international airlines: a content analysis. Tourism Management, v. 24, p. 635-653, 2003.

KLEMM, M.; SANDERSON, S.; LUFFMAN, G. Mission statements: selling corporate values to employees. Long Range Planning, v. 24, n. 3, p. 73-78, 1991.

LENCIONI, P. M. Make your values mean something. Harvard Business Review, v. 80, n. 7, p. 113-117, 2002.

LIN, Y-H. Knowledge brokering for transference to the pilot’s safety behavior. Management Decision, v. 50, n. 7, p. 1326-1338, 2012.

LOBATO, D. M. Estratégia de empresas. 9. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

MATEJKA, K.; KURKE, L. B.; BARB GREGORY. Mission Impossible?Designing a great mission statement to ignite your plans. Management Decision, v. 31, n. 4, p. 34-38, 1993.

MCKEE, A. Management: a focus on leaders. New York: Pearson Prentice Hall, 2012.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Economia do turismo cresce no Brasil. 2014. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/2014041 7-1.html>. Acesso em: 02 fev. 2015. 2014.

MORRIS, R. J. Developing a mission for a diversified company. Long Range Planning, v. 29, n. 1, 103-115, 1996.

MUSSOI, A.; LUNKES, R. J.; SILVA, R. V. Missão Institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. Revista de Gestão, v. 18, n. 3, p. 361-384, 2011.

O’GORMAN, C.; DORAN, R. Mission statements in small and medium sized businesses. Journal of Small Business Management, v. 37, n. 4, p. 59-66, 1999.

OMRAN, M.; ATRILL, P.; POINTON, J. Shareholders versus stakeholders: Corporate mission statements and investor returns. Business Ethics: A European Review, v. 11, n. 34, p. 318- 327, 2002.

PALMER, T. B.; SHORT, J. C. Mission statements in U.S. colleges of business: an empirical examination of their content with linkages to configurations and performance. Academy of Management Learning and Education, v. 7, n. 4, p. 454-470, 2008.

PEARCE II, J. A.; DAVID, F. Corporate mission statement: the bottom line. The Academy of management Executive, v. 1, n. 2, p. 109-116, 1987.

PEARCE II, J. A. The company mission as strategic tool. Sloan Management Review, p. 1524, 1982.

PEYREFITTE, J.; DAVID, F. R. A content analysis of the mission Statements of united states firms in four industries. International Journal of Management, v. 23, n. 2, p. 296-301, 2006.

RAFAELI, L.; CAMPAGNOLO, R. R. E MÜLLER, C. J. Missão declarada e missão desdobrada: uma abordagem para o planejamento estratégico. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 14.; 2007, Bauru. Anais... Bauru, 2007.

RARICK, C, A.; NICKERSON, I. An empirical analysis of web-based corporate mission statements. Journal of Strategic E-commerce, v. 4, p. 1-2, 2006.

RARICK, C. A.; VITTON, J. Mission statement make cents. The Journal of Business Strategy, v. 16, n. 1, v. 11-12, 1995.

RIBEIRO, A. M.; SILVA, R. V.; LUNKES, R. J.; ALBERTON, L. Missão institucional: uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÂO, 32.; 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2008.

RIVERA, U. Planejamento situacional: uma análise reconstrutiva. In: Gallo, E.; Rivera, U.; Machado, M. (Org.). Planejamento criativo: novos desafios em políticas de saúde. Rio de Janeiro: Relume Dumará; 1992.

ROCHA, D. P. M.; MIGUEL, J. H. S.; OLIVEIRA JÚNIOR, R. Planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas: estudo quantitativo em empresas do ramo de materiais elétricos. Universitas, v. 5, n. 3, 2012.

SMITH, M.; HEADY, R. B.; CARSON, P. P.; CARSON, K. D. Do mission statements accomplish their missions?An exploratory analysis of mission statement content and organizational longevity. Journal of Applied Management and Entrepreneurship, v. 25, n. 6, p. 75-96, 2001.

TAKESKI, T.; REZENDE, W. Estratégia empresarial: tendências e desafios - um enfoque na realidade brasileira. São Paulo: Makron Books, 2000.

TELES, J.; LUNKES, R. J. Efetividade da missão institucional: um estudo nas 100 maiores empresas de capital aberto no Brasil. In: ANPCONT, 5.; 2011, Vitória. Anais... Vitória, 2011.

TOFTOY, C. N.; CHATTERJEE, J. Mission Statements and the Small Business. Business Strategy Review, v. 15, p. 41-44, 2004.

VANDIJCK, D.; DESMIDT, S.; BUELENS, M. Relevance of mission statements in Flemish not-forprofit healthcare organizations. Journal of Nursing Management, v. 15, p. 131-141, 2007.

VAN NIMWEGEN, G.; BOLLEN, L.; HASSINK, H.; THIJSSENS, T. A stakeholder perspective on mission statements: an international empirical study. International Journal of Organizational Analysis, v. 16, n. ½. p. 61-82, 2008.

VASCONCELLOS FILHO, P.; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para vencer: um método prático, objetivo e testado para o sucesso da sua empresa. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

WANT, J. H. Corporate mission. Management Review, v. 75, p. 46-50, 1986.

WILLIAMS, L. S. The mission statement: a corporate reporting tool with a past, present and future. Journal of business communication, v. 45, n. 2, p. 94-119, 2008.