Secretariado executivo no Brasil: quo vadis? Outros Idiomas

ID:
38944
Resumo:
A década de 2000 no Brasil foi permeada por um processo de intensificação de oferta de instituições e cursos de ensino superior, decorrente, especialmente, de políticas de reestruturação e expansão das universidades. Esse cenário conduz ao entendimento de que a ampliação do ensino superior no Brasil possa ter ocorrido nas diferentes áreas do conhecimento. Diante disso, torna-se relevante entender a dinâmica particular de desenvolvimento dos cursos de Secretariado Executivo no país. Atualmente, percebe-se uma lacuna nos estudos científicos da área, no sentido de compreender o processo de crescimento ou permanência desses cursos. Sendo assim, este estudo tem o intuito de compreender o cenário dos cursos de graduação em Secretariado Executivo no país e, consequentemente, lançar olhar sobre o rumo e o futuro da profissão. Para tanto, o estudo está embasado à guisa da literatura da área de secretariado. Em termos metodológicos, a pesquisa apresenta abordagem quantitativa sendo que os principais procedimentos de investigação se deram a partir de pesquisa documental, desenvolvida com base em dados do MEC (2013), Enade (2012) e Ipea (2013). Os principais resultados remetem a uma reflexão urgente sobre o futuro do bacharelado em Secretariado no país, uma vez que este vem enfrentando um significativo processo de redução da quantidade de cursos em funcionamento e de alunos ingressantes, incentivado, em grande parte, por mudanças de políticas públicas na área educacional.
Citação ABNT:
CIELO, I. D.; SCHMIDT, C. M.; WENNINGKAMP, K. R. Secretariado executivo no Brasil: quo vadis?. Revista de Gestão e Secretariado, v. 5, n. 3, p. 49-70, 2014.
Citação APA:
Cielo, I. D., Schmidt, C. M., & Wenningkamp, K. R. (2014). Secretariado executivo no Brasil: quo vadis?. Revista de Gestão e Secretariado, 5(3), 49-70.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/38944/secretariado-executivo-no-brasil--quo-vadis-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português